RISCOS CARDIOVASCULARES EM ADULTOS COM ESQUIZOFRENIA EM TRATAMENTO
Abstract
INTRODUÇÃO: As doenças cardíacas isquêmicas e os acidentes vasculares cerebrais são as duas causas de morte mais frequentes no Brasil e no mundo. Torna-se válido destacar os portadores de esquizofrenia, visto que o uso de medicações psicotrópicas aumenta a massa corporal, causam efeitos colaterais ou desequilibram a alimentação, sono, práticas de exercícios físicos, o que aumentaria o risco cardiovascular. O presente estudo justifica-se pelo alarmante panorama de morbimortalidade de doenças cardiovasculares nos indivíduos com esquizofrenia. OBJETIVOS: Avaliar os fatores de risco cardiovascular presentes em adultos que realizam tratamento para esquizofrenia. METODOLOGIA: Revisão de escopo baseado no protocolo de revisão de escopo do Joanna Briggs Institute (JBI). Totalizou-se 11 artigos em português, inglês e espanhol, entre 2010 e 2020, das bases de dados LILACS, PubMed e CINAHL. Foi realizada, por meio dos critérios de Stillwell (2011), interpretação crítica, completa e imparcial das evidências científicas. RESULTADOS: O risco cardiovascular é maior em mulheres e em pacientes que fazem uso de antipsicóticos atípicos, com enfoque na clozapina. Os fatores de risco são síndrome metabólica e seus componentes: sobrepeso/obesidade, circunferência abdominal alterada, dislipidemia, alteração nos níveis glicêmicos e pressóricos. Relatou-se alteração eletrocardiográfica. CONCLUSÃO: A maior parte dos fatores de risco cardiovascular nessa população está associada à síndrome metabólica e ao uso de antipsicóticos atípicos. Isto mostra que o tipo de assistência prestada a este público deve ser ampliada e especializada, necessitando de uma equipe multiprofissional e de um plano terapêutico individualizado. AGRADECIMENTO: À Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP) pelo auxílio no desenvolvimento deste estudo por meio da concessão de bolsa de Iniciação Científica.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2021-01-01
How to Cite
Milfont Rangel Lima, M., Carvalho, S. de S., Ferreira da Silva, A., Costa Lourenço, L., & Mara Rocha Teles, L. (2021). RISCOS CARDIOVASCULARES EM ADULTOS COM ESQUIZOFRENIA EM TRATAMENTO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1725. Retrieved from https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74848
Issue
Section
XL Encontro de Iniciação Científica
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.