A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NAS AULAS DE FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PERMEADA POR UMA DIMENSÃO ÉTICA
Resumen
Face às contradições sociais, dilemas e situações críticas da vida, urge a necessidade de se pensar acerca dos valores e de atitudes éticas no mundo atual, principalmente em relação à educação dos jovens. Partindo dessas considerações o presente trabalho objetiva demonstrar que a atuação do professor diretor de turma (PDT) nas aulas de formação cidadã deve ser permeada por uma dimensão ética buscando compreender quais as contribuições, desafios e obstáculos da atuação do PDT para o desenvolvimento das competências socioemocionais e de ações voltadas para valores morais dos estudantes. Sabe-se que o estudo da ética é necessário para a reflexão dos deveres, dos princípios e fundamentos de como as pessoas devem ser e se comportar socialmente, a luz de valores vivenciados na coletividade dos espaços escolares. E o professor tem relevante papel nesta construção. Para proceder na investigação valeu-se da pesquisa participante de abordagem qualitativa. Como resultado parcial verificou-se o relevante papel do professor diretor de turma na formação integral, ética e moral dos alunos, cabendo-lhes conhecer os estudantes individualmente, atendê-los em suas necessidades e realizar a mediação das relações entre os alunos de sua turma e os demais segmentos da comunidade escolar. Conclui-se que as aulas de formação cidadã, promovem o desenvolvimento da autoestima dos estudantes, regras de convivência e do respeito mútuo que contribuem para a formação de cidadãos autônomos, participativos e civicamente responsáveis. Foi possível observar ainda o desenvolvimento de valores da solidariedade e do respeito pela diferença, o fomento à situações de diálogo e reflexão sobre experiências vividas e preocupações sentidas pelos estudantes, proporcionando espaços de expressão de opinião, de tomada de decisão com respeito pelos valores da liberdade e da democracia.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Tavares Cruz, J., Maria Nobre Lopes, F., & Maria Nobre Lopes, F. (2021). A ATUAÇÃO DO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NAS AULAS DE FORMAÇÃO CIDADÃ DOS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO PERMEADA POR UMA DIMENSÃO ÉTICA. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 1879. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75002
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.