“NÃO SE PODE ACERTAR UM ALVO EM MOVIMENTO”: COMO APREENDER A MÚSICA POP EM MADAME X DE MADONNA?
Resumen
O presente trabalho parte de uma pesquisa de mestrado, ainda em andamento, que analisa a música popular massiva, identidade e cultura. A pesquisa aqui apresentada dedica-se à primeira categoria de análise da dissertação, a música popular massiva, buscando apreendê-la como produto midiático e fenômeno comunicacional que pode articular lógicas de mercado, de relativa autonomia artística e de engajamento político. O referencial teórico basilar consiste em estudos de Theodor Adorno e Hanns Eisler sobre a indústria cultural e a música popular; de Walter Benjamin sobre a obra de arte, sua reprodutibilidade e o autor como produtor; e de Omar Rincón sobre culturas bastardas e a relação pop-lítica na cultura. Utilizando a análise de conteúdo como escolha metodológica, adotou-se como corpus de análise elementos audiovisuais (imagens, trechos de canções, entrevistas, cenas de videoclipes) do álbum Madame X, lançado por Madonna em Junho de 2019, que reflete a complexidade da configuração contemporânea da música pop. Supondo que é possível adotar lógicas de resistência aos moldes da indústria cultural, o estudo revela que produtos da música popular massiva como o álbum analisado constroem interfaces criativas entre consumo, arte e política, por mais que a indústria cultural continue sendo bastante competente em capitalizar em cima de causas sociais e pautas identitárias. Conclui-se que as produções mais recentes da indústria da música e do entretenimento apresentam apropriações, diálogos, tensões que envolvem artista, público e mídia e que requerem olhares epistemológicos comunicacionais que levem em conta suas complexidades e contradições. A pesquisa foi publicada em um artigo no periódico Policromias – Revista de estudos do discurso, imagem e som. Salientam-se os agradecimentos à CAPES pelo financiamento que possibilitou o acesso a leituras, materiais e demais atividades imprescindíveis para a execução da pesquisa.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Holanda Monteiro, G., & Acselrad, M. (2021). “NÃO SE PODE ACERTAR UM ALVO EM MOVIMENTO”: COMO APREENDER A MÚSICA POP EM MADAME X DE MADONNA?. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2232. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75355
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.