O PAPEL DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS
Resumen
A pandemia do novo coronavírus afastou estudantes de todo o Brasil da sala de aula. A interrupção das aulas como forma de prevenção à propagação do coronavírus acabou afetando o rendimento dos alunos. Para enfrentar os desafios da pandemia, as escolas do Estado do Ceará contam com o apoio do Projeto Professor Diretor de Turma. O projeto desenvolve ações de combate à evasão escolar e melhorarias nos índices de aprendizagem. Nesse sentido o presente trabalho tem como objetivo: discutir o papel do professor diretor de turma durante a pandemia da COVID-19. Frisamos que para a coleta de informações, realizamos 30 entrevistas com os professores via Google Meet, entre os dias 01 de março a 30 de abril de 2021. Foram 2 professores da escola profissionalizante; 5 professores da escola de tempo integral e 23 professores da escola regular. Vale ressaltar que a pesquisa se deu neste formato por causa da pandemia da COVID-19. Os dados da pesquisa levaram-nos a algumas reflexões. Em muitas falas os professores colocaram as dificuldades de ser diretor de turma, pois com a pandemia a carga de trabalho e cobranças aos pdts duplicaram. Os professores avaliaram que o projeto perdeu sua característica que é o atendimento individual, o contato direto com os alunos. Percebemos pelas falas que os professores sentem a necessidade de um apoio maior do projeto por parte do governo do Estado junto a Secretaria de Educação para desenvolver ações de aprimoramento do projeto. Mesmo com todas as dificuldades, os professores diretores de turma consideram que o projeto traz a proposta de uma práxis pedagógica pautada na transformação dos estudantes e na sua relação família-escola. As conclusões até aqui elencadas se configuram nas reflexões sobre o papel do professor diretor de turma no contexto da pandemia. A realização desta pesquisa só foi possível com o apoio da CAPES.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Paula Rodrigues de Andrade, A., Maria Bezerra da Silva, F., Lidia Maia Cunha Santos, J., Cristina de Queiroz Forte, L., Cavalcante Pinheiro de Lima, V., & Soares Lopes, M. (2021). O PAPEL DO PROJETO PROFESSOR DIRETOR DE TURMA NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DURANTE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2260. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75383
Número
Sección
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.