A ADEQUAÇÃO DAS ATIVIDADES DE MONITORIA DE BIOQUÍMICA MÉDICA PARA OS CURSOS DE MEDICINA E FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) AO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19
Resumen
Introdução: As atividades da Monitoria de Bioquímica Médica da UFC consistem em aulas de revisão teórica ministradas pelos monitores, aplicação de Estudos Dirigidos (ED) e a discussão destes. Diante da pandemia de COVID-19, tornou-se necessário adequar essas atividades ao formato remoto. O objetivo desse estudo foi compreender as demandas atuais dos discentes e buscar estratégias para solucioná-las. Metodologia: Foi elaborado um formulário pela plataforma Google, sendo enviado aos alunos da disciplina, dentre os cursos de Medicina (80) e Fisioterapia (40). Foi utilizada a escala Likert para avaliar a contribuição de cada atividade para o aprendizado, além de perguntas extras para coletar sugestões e demandas. Resultados: 78 alunos (75%) responderam ao questionário. 67,5% afirmou que as aulas de revisão teórica tiveram contribuição máxima para seu aprendizado e 80,5% afirmou preferir essa atividade realizada de modo assíncrono, pela flexibilidade de horário e possibilidade de assistir quantas vezes necessário. Sobre os ED, 62,3% afirmaram que estes tiveram impacto máximo no aprendizado, enquanto 66,2% afirmaram o mesmo sobre as discussões dos ED. As contribuições mais citadas das atividades foram treino para a prova da disciplina (74%), sedimentação de conteúdos (72,7%) e melhor entendimento sobre a aplicabilidade dos assuntos no contexto clínico (50,6%). Sobre as dificuldades em relação ao acompanhamento das atividades, a mais citada foi o excesso de atividades do curso (37,7%). No campo de sugestões, a principal demanda levantada pelos alunos foi uma maior atenção às diferenças de abordagem dos conteúdos entre os dois cursos. Conclusão: As atividades de Monitoria tiveram contribuição efetiva no aprendizado da grande maioria dos participantes. A principal demanda é a melhor adequação das atividades à realidade de cada curso, para que elas sejam cada vez mais efetivas no que tange à sedimentação do conteúdo e facilitação da construção do raciocínio clínico.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.