A APRECIAÇÃO DO ALUNOS NO ESTUDO DAS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO HUMANO E SUA RELAÇÃO COM A ÁREA DA EDUCAÇÃO FÍSICA
Resumen
Ao longo da disciplina de Psicologia do Desenvolvimento Humano foram estudadas algumas das principais teorias do desenvolvimento humano, como Piaget e Vigotski. O estudo desses autores é importante, pois assim os alunos podem perceber o desenvolvimento de uma forma mais completa e com diversos olhares. Esse resumo tem o objetivo relatar como os alunos compreendem as teorias estudadas e a relação delas com a Educação Física. Trata-se de um estudo transversal, onde foi aplicado um questionário semi-estruturado. As dimensões foram: a)Você já conhecia as teorias estudadas? b)Qual teoria lhe chamou mais atenção? c)Você considera que o estudo dessas teorias são importantes para o seu futuro desempenho profissional? d)Como você acha que as teorias se relacionam com a Educação Física? e)Qual dessas teorias você gostaria de aprofundar os estudos. Responderam 33 alunos, 22 afirmaram que não conheciam as teorias estudadas e os 11 que conheciam, viram na escola, internet ou entre amigos. Quando questionados qual teoria chamou mais atenção, 45,5% apontaram Erik Erikson, seguido de Vigotski (27,3%) e Piaget (15,2%). Cerca de 97% consideraram que o estudo das teorias é importante para o desempenho profissional e apenas 1 aluno marcou como não importante. Ademais, os alunos apontam a relação do estudo das teorias e a educação física como positiva, pois a partir delas conseguem ter um olhar amplo para os indivíduos, reconhecendo as questões biológicas, sociais e culturais envolvidas no processo de desenvolvimento. Por fim, a maior parte dos graduandos gostariam de se aprofundar no estudo de Vigotski (48%), seguido de Erik Erikson e Piaget, ambos com 24%. Conclui-se que o trabalho mostrou como os alunos lidaram e relacionaram as teorias do desenvolvimento humano na área da Educação Física. Os estudantes demonstram que os estudos são positivos para futuras atuações profissionais, podendo ser usadas na melhoria das metodologias, elevando assim a área da Educação Física como um todo.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.