A IMPLEMENTAÇÃO INTEGRAL DO NOVO MATERIAL DIDÁTICO DE MODELAGEM PLANA FEMININA E MASCULINA NO CURSO DE DESIGN MODA (UFC)
Resumen
O processo da modelagem plana determina as características do corpo de forma bidimensional, com todos os seus volumes, ajustes, caimentos e conforto que se figuram ao redor do corpo estudado (SPAINE e MENEZES, 2010). Uma modelagem mal feita “expõe o corpo a alterações físicas, até mesmo doenças”(GRAVE, 2004, apud MARTINS, 2006, p. 57).É clara a importância do ensino de modelagem, entretanto, o curso de Design Moda da Universidade Federal do Ceará (UFC), até então não contava com um material didático próprio, apoiando-se em materiais externos que frequentemente passavam por alterações para se adequarem à didática dos docentes, o que, apesar de não prejudicar o ensino, poderia ser contraproducente para os discentes. Este projeto dá continuidade ao projeto “RENOVAÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO PARA O ENSINO DE MODELAGEM PLANA FEMININA NO CURSO DE DESIGN MODA” apresentado no XXIX EUs e objetiva apresentar o resultado da compilação de todos os materiais didáticos externos em um único suporte didático cuja metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica, conforme o método de Fulco e Silva (2008) e nas observações de Araújo et all (2019) que avaliou as dificuldades de aprendizagem e compreensão dos alunos durante os anos de ensino das duas disciplinas, além de questionários usando o Google Forms. O material foi criado no Adobe Illustrator em formato PDF, tem ilustrações e instruções textuais e é adaptável ao ensino remoto. Na avaliação feita pelos alunos, 100% deles aprovaram o material e atribuíram a ele a facilidade de acesso à informação e maior autonomia no desenvolvimento de seus próprios moldes. Conclui-se, que o projeto eliminou a necessidade de materiais externos e atingiu seus objetivos quanto à transmissão clara de informação, ao dar autonomia aos discentes para desenvolver, recriar e compreender as construções dos moldes, oferecendo um meio rápido de acesso à informação e sendo, assim, apto a se tornar o primeiro aporte didático de modelagem plana oficial do curso.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.