O ENSINO TAFONÔMICO APLICADO A DISCIPLINA DE PALEONTOLOGIA

Autores/as

  • Joana Cacia Silva Cartaxo
  • Márcio Mendes
  • Felipe Barreto Almeida Pinho
  • Marcio Mendes

Resumen

A paleontologia é uma área do conhecimento voltada para o estudo e compreensão acerca das formas de vida de eras geológicas passadas encontradas em registros fosseis. Essa ciência utiliza de diversos materiais e metodologias específicas de áreas distintas, o que por sua vez pode impedir o entendimento completo de subáreas da paleontologia. Uma destas é a tafonomia, que busca estudar os processos químicos, físicos e geológicos envolvidos na formação de registros fosseis, correlacionar as informações da matriz fóssil para reconstruções paleoambientais e afins. Infelizmente, a disponibilidade de materiais de estudo suficientemente satisfatórias em português é bastante escassa, o que impossibilita muitos estudantes de compreender melhor o assunto devido a barreira linguística. Buscando dar ênfase para o ensino dessa área de considerável importância para a formação acadêmica dos alunos de graduação, é proposta a elaboração de materiais de apoio complementares, abordando o surgimento da ciência tafonômica e conceitos relacionados a bioestratinomia, biogênese, sedimentologia, necrologia, diagênese e estudos direcionados para os principais grupos de organismos encontrados em registros sedimentares – como vertebrados, invertebrados e plantas. O material será disponibilizado por meio de apostila digital, com linguagem didática e a mesma terá como embasamento bibliográfico a literatura adequada devidamente traduzida a respeito do tema, complementada com notas de aulas, dentre outras alternativas. Espera-se, por fim, que os estudantes possam assimilar melhor conceitos básicos com mais facilidade, o que resultaria em uma abertura para maior compreensão a respeito de assuntos específicos ainda mais complexos e aprofundados no futuro.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XXX Encontro de Iniciação à Docência