O PAPEL DA APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DE ARQUITETURA NAS DISCIPLINAS DE PROJETO ARQUITETÔNICO NA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO
Resumen
O trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que busca analisar o entendimento dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo quanto à aquisição de conhecimento nos eixos do currículo quando atrelados à prática de Projeto Arquitetônico. A pesquisa se baseia na comparação de duas categorias de disciplinas: aquelas que têm conteúdo teórico e prático avaliativo aplicado à execução de um trabalho de disciplina de Projeto Arquitetônico, e aquelas cujo conteúdo e métodos de avaliação são dissociados das disciplinas do eixo de Projeto. Assim, a partir de alunos que cursaram alguma disciplina de Projeto Arquitetônico no semestre 2021.2, foi realizado um levantamento, por meio de questionário virtual, de satisfação de nível de aprendizado em ambas as categorias de disciplinas, para fins de comparação quantitativa. As perguntas visavam analisar se o aluno entendia que a fixação do conteúdo ministrado era mais efetiva quando as atividades avaliativas estavam associadas à aplicação em um Projeto Arquitetônico de realização simultânea, ou não. Obtido o resultado da pesquisa, pôde-se analisar que o nível de aproveitamento das disciplinas do curso de Arquitetura e Urbanismo é avaliado pelos estudantes como sendo superior quando as disciplinas requerem que o estudante aplique aqueles conhecimentos em um Projeto Arquitetônico que estava sendo desenvolvido concomitantemente. Os alunos argumentaram que a prática integrada perpassa diferentes situações do conteúdo estudado e estimula a tomada de decisões e desenvolvimento autônomo de conhecimento, uma vez que o objeto-fim do estudo de Arquitetura (o Projeto) é de total domínio do aluno.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Número
Sección
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.