UFCINOVA: A IMPORTÂNCIA DE UMA LOGOMARCA NA INTERMEDIAÇÃO ENTRE UM NÚCLEO DE INOVAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA E EMPRESAS
Resumen
Introdução: A Coordenadoria de Inovação Tecnológica (CIT), Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Federal do Ceará (UFC), responsável pela gestão da Política de Inovação da instituição. Atua de forma significativa no processo de facilitação do trabalho desenvolvido pelos pesquisadores da universidade, captando empresas interessadas em parcerias entre a universidade e organizações particulares ou públicas, com o objetivo de realizar acordos relacionados à propriedade intelectual. Objetivo: O objetivo deste trabalho é avaliar a importância de uma marca para melhoria da sistematização de registro, patenteamento e oferta de transferência de tecnologia das pesquisas realizadas na UFC. Metodologia: Estudo retrospectivo realizado na CIT da UFC com o intuito de investigar a construção da logomarca UFCInova. Foi analisado o site ufcinova.com.br e realizado busca na internet de forma livre, e pesquisa no browser google, com as expressões “importância de uma logo marca” e “nit em instituições públicas”. Resultado: A CIT por meio da elaboração e uso da marca UFCInova consolida o compromisso e a responsabilidade da UFC com inovação, tecnologia e ciência. É perceptível que o uso da logomarca traz benefícios na comunicação, usando estratégias de marketing e comunicação, negociações, gerenciamento de acordos de transferência de tecnologia e a promoção e acompanhamento do relacionamento da CIT com empresas. Conclusão: Conclui-se que a marca UFCInova transmite as sensações de inovação, propriedade, pertencimento e identificação cearense, reforçando o marketing de exclusividade com o uso da imagem de uma folha de carnaúba, árvore-símbolo do Ceará. Consequentemente, o uso da logomarca constrói uma relação de credibilidade entre a CIT e as empresas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Lorenco Vilar, M., Ferreira Alves, V., & Carolina Ferreira Matos, A. (2022). UFCINOVA: A IMPORTÂNCIA DE UMA LOGOMARCA NA INTERMEDIAÇÃO ENTRE UM NÚCLEO DE INOVAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA E EMPRESAS, 7(8), 1148. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/85905
Número
Sección
VII Encontro de Iniciação Acadêmica