O PROCESSO DE GESTÃO DE CRISE SOB A PERSPECTIVA DA ISO 31000:2018 A PARTIR DO FILME “NÃO OLHE PARA CIMA’’

Autores/as

  • Isaias Alves do Nascimento Filho
  • Gabriela Alves de Sousa Fernandes
  • Priscila de Oliveira Melo
  • Daniel Barboza Guimarães
  • Diego de Queiroz Machado

Resumen

A partir do interesse em investigar a relação entre o estudo teórico desenvolvido durante as disciplinas do curso de Administração e as práticas evidenciadas no campo prático, surge a possibilidade de avaliar a abordagem de certas temáticas deste conteúdo a partir da representação em produções artísticas. O presente trabalho tem como objetivo geral evidenciar a presença dos processos de gestão de crises propostos pela International Organization for Standardization (ISO) 31000, através da produção lançada em 2021 “Não Olhe para Cima!” (Don't Look Up). Os objetivos específicos se apresentam divididos em dois: apresentar os principais conceitos e elementos relativos à gestão de crises, visto a escassez de trabalhos recentes sobre a temática; e avaliar as competências relacionadas à temática descritas no modelo de qualidade proposto pela ISO 31000, com destaque para as obras divulgadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (2018), Brasiliano (2016) e Glaesser (2008). O trabalho realizado apresenta como aspectos metodológicos um estudo bibliográfico, desenvolvido junto à literatura da área, além da presença de análise fílmica, construída mediante estudo de caso da produção da empresa Netflix, como outro aspecto para a construção do estudo. Desse modo, foram observados na obra ações assertivas com relação ao tema proposto, assim como medidas que vão no sentido oposto aos processos recomendados pela norma analisada.

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Publicado

2022-01-01

Cómo citar

Alves do Nascimento Filho, I., Alves de Sousa Fernandes, G., Melo, P. de O., Barboza Guimarães, D., & Machado, D. de Q. (2022). O PROCESSO DE GESTÃO DE CRISE SOB A PERSPECTIVA DA ISO 31000:2018 A PARTIR DO FILME “NÃO OLHE PARA CIMA’’. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1372. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86131

Número

Sección

IX Encontro de Programas de Educação Tutorial