O PROCESSO DE GESTÃO DE CRISE SOB A PERSPECTIVA DA ISO 31000:2018 A PARTIR DO FILME “NÃO OLHE PARA CIMA’’
Resumo
A partir do interesse em investigar a relação entre o estudo teórico desenvolvido durante as disciplinas do curso de Administração e as práticas evidenciadas no campo prático, surge a possibilidade de avaliar a abordagem de certas temáticas deste conteúdo a partir da representação em produções artísticas. O presente trabalho tem como objetivo geral evidenciar a presença dos processos de gestão de crises propostos pela International Organization for Standardization (ISO) 31000, através da produção lançada em 2021 “Não Olhe para Cima!” (Don't Look Up). Os objetivos específicos se apresentam divididos em dois: apresentar os principais conceitos e elementos relativos à gestão de crises, visto a escassez de trabalhos recentes sobre a temática; e avaliar as competências relacionadas à temática descritas no modelo de qualidade proposto pela ISO 31000, com destaque para as obras divulgadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) (2018), Brasiliano (2016) e Glaesser (2008). O trabalho realizado apresenta como aspectos metodológicos um estudo bibliográfico, desenvolvido junto à literatura da área, além da presença de análise fílmica, construída mediante estudo de caso da produção da empresa Netflix, como outro aspecto para a construção do estudo. Desse modo, foram observados na obra ações assertivas com relação ao tema proposto, assim como medidas que vão no sentido oposto aos processos recomendados pela norma analisada.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Alves do Nascimento Filho, I., Alves de Sousa Fernandes, G., Melo, P. de O., Barboza Guimarães, D., & Machado, D. de Q. (2022). O PROCESSO DE GESTÃO DE CRISE SOB A PERSPECTIVA DA ISO 31000:2018 A PARTIR DO FILME “NÃO OLHE PARA CIMA’’. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1372. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86131
Edição
Seção
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.