OCI: COMPETIÇÃO PARA DIRECIONAR E FOMENTAR NOVOS INTERESSES, PROPICIANDO APRENDIZADOS E EXPERIÊNCIAS.
Resumen
A Olimpíada Cearense de Informática (OCI) é uma das atividades desenvolvidas pelo PET de Ciência da Computação. Essa atividade, que possui um caráter de extensão, promove uma série de competições em formato de prova, cujas temáticas são assuntos abordados nas áreas das exatas e lógica. Atualmente a competição é segmentada em alguns níveis: Iniciação A, voltada a alunos do 6º e 7º ano, Iniciação B, para alunos do 8º e 9º ano, e Programação, o qual abrange alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio. Além disso, a Olimpíada possui 3 fases distintas. A primeira é realizada pelas escolas participantes, as quais aplicam as provas objetivas aos seus alunos com base nos níveis preestabelecidos pela organização. Já a segunda é realizada em alguns núcleos educacionais por todos os colégios participantes e que também consiste em provas objetivas. Por fim, a terceira fase é realizada no Laboratório de Estudo da Computação (LEC) no Campus do PICI, sendo apenas os alunos classificados do grupo de Programação os participantes, os quais são submetidos a uma maratona de programação competitiva em sua etapa final. A OCI tem como objetivo instigar o estudo de programação por alunos de múltiplas faixas etárias, colocando-os em contato com problemas que exijam pensamento lógico para sua resolução. Além disso, essa atividade também proporciona o primeiro contato dos alunos com uma maratona de programação da forma mais interativa e estimulante possível. Na última edição da OCI, foram contabilizados 3506 alunos participantes de diversas regiões do estado, entre estas estão: Quixeramobim, Fortaleza, Juazeiro do Norte e Sobral. Estes dados constatam a abrangência e o alcance da Olimpíada dentro do Estado Cearense. Portanto, é uma atividade que suscita grandes ganhos para a Área de Tecnologia.Descargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Gabriel Magalhaes Alves, A., Nascimento Oliveira, L., Jean da Silva de Sousa, F., Facundo da Costa, R., Leonan, F., & Antonio Mota Trinta, F. (2022). OCI: COMPETIÇÃO PARA DIRECIONAR E FOMENTAR NOVOS INTERESSES, PROPICIANDO APRENDIZADOS E EXPERIÊNCIAS. Encontros Universitários Da UFC, 7(10), 1373. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86132
Número
Sección
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.