UM OLHAR A CONTRAPELO: A HISTÓRIA E A LITERATURA
Resumen
As pesquisas coletivas são atividades fundamentais na formação dos bolsistas enquanto grupo, como também na formação individual não somente acadêmica, mas no âmbito pessoal de cada, e do PET - História em si, e seguem, a cada ano, com novas temáticas e provocações que partam de perspectivas historiográficas acerca de problemáticas sociais ou do ofício de historiador. Neste ano, está em andamento o projeto que busca trabalhar a história em conjunto com a literatura em um movimento de uma análise de textos literários a serem pensados historicamente, além de, claro, o desenvolvimento da formação crítica dos profissionais quanto às áreas de especialização e atuação. Mais especificamente, busca-se compreender como é possível se utilizar de escritos literários, ou seja, do campo da ficção, para compreender as dinâmicas em torno de um período histórico. O debate é pautado em escritores como Antônio Cândido, Roger Chartier, Sidney Chalhoub, entre outros, e com seus escritos em paralelo a obras literárias. Nesta pesquisa, pretende-se ir além da análise do texto em si, na medida em que se objetiva analisar a intencionalidade da obra, o seu local de produção, sua historicidade e diferentes perspectivas do fazer histórico. Desse modo, a literatura surge como uma fonte inestimável para os estudos históricos, pois como o historiador Marc Bloch já nos mostrou em sua famosa obra Apologia da História ou o ofício do historiador “evitemos retirar da nossa ciência sua parte de poesia”.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
IX Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.