ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO DO SEMESTRE DE 2022.1: O PAIP COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AOS INGRESSANTES E VETERANOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS

Autores/as

  • Fernando Lopes Medeiros
  • Maria Clara Araújo Marques
  • João Victor Avelino da Silva Benvindo
  • Cristina Paiva da Silveira Carvalho

Resumen

Um dos objetivos do projeto intitulado “Acompanhamento acadêmico de alunos ingressantes e veteranos nos Cursos de Graduação do Centro de Ciências” é promover a ambientação dos alunos à universidade e facilitar sua integração, em um contexto de colaboração e acolhimento. Considerando o fato de que o semestre 2022.1 marcou o retorno ao ensino presencial, após dois anos de ensino remoto em decorrência da pandemia de COVID-19, optou-se por promover, no semestre 2022.2, uma atividade presencial de acompanhamento acadêmico, com o objetivo de discutir os fatores que impactam na aprendizagem e propor ações que resultem na melhoria do rendimento acadêmico. Os estudantes foram informados sobre a atividade via SIGAA. Esta atividade trouxe a possibilidade de tratar de aspectos e processos, muitas vezes abordados de forma rápida durante a “Semana Zero” de cada curso. No formato de roda de conversa, representantes do corpo docente, discente e dos servidores técnico-administrativos abordaram o impacto negativo da pandemia de COVID-19 na aprendizagem e na saúde mental dos estudantes. Os alunos veteranos apresentaram demandas voltadas para a necessidade de reposição de conteúdo mal compreendido durante o período de ensino remoto, bem como demandas de melhoria do funcionamento do restaurante universitário para os cursos noturnos e aumento da frequência do ônibus intercampi. Observou-se que a realização desta atividade foi de grande importância para que os discentes dirimissem suas dúvidas e para que houvesse maior integração entre ingressante e veteranos.

Descargas

Publicado

2022-01-01

Cómo citar

Lopes Medeiros, F., Clara Araújo Marques, M., Victor Avelino da Silva Benvindo, J., & Paiva da Silveira Carvalho, C. (2022). ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO DO SEMESTRE DE 2022.1: O PAIP COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AOS INGRESSANTES E VETERANOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1480. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86240

Número

Sección

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação