ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO DO SEMESTRE DE 2022.1: O PAIP COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AOS INGRESSANTES E VETERANOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS
Resumen
Um dos objetivos do projeto intitulado “Acompanhamento acadêmico de alunos ingressantes e veteranos nos Cursos de Graduação do Centro de Ciências” é promover a ambientação dos alunos à universidade e facilitar sua integração, em um contexto de colaboração e acolhimento. Considerando o fato de que o semestre 2022.1 marcou o retorno ao ensino presencial, após dois anos de ensino remoto em decorrência da pandemia de COVID-19, optou-se por promover, no semestre 2022.2, uma atividade presencial de acompanhamento acadêmico, com o objetivo de discutir os fatores que impactam na aprendizagem e propor ações que resultem na melhoria do rendimento acadêmico. Os estudantes foram informados sobre a atividade via SIGAA. Esta atividade trouxe a possibilidade de tratar de aspectos e processos, muitas vezes abordados de forma rápida durante a “Semana Zero” de cada curso. No formato de roda de conversa, representantes do corpo docente, discente e dos servidores técnico-administrativos abordaram o impacto negativo da pandemia de COVID-19 na aprendizagem e na saúde mental dos estudantes. Os alunos veteranos apresentaram demandas voltadas para a necessidade de reposição de conteúdo mal compreendido durante o período de ensino remoto, bem como demandas de melhoria do funcionamento do restaurante universitário para os cursos noturnos e aumento da frequência do ônibus intercampi. Observou-se que a realização desta atividade foi de grande importância para que os discentes dirimissem suas dúvidas e para que houvesse maior integração entre ingressante e veteranos.Descargas
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Lopes Medeiros, F., Clara Araújo Marques, M., Victor Avelino da Silva Benvindo, J., & Paiva da Silveira Carvalho, C. (2022). ACOMPANHAMENTO ACADÊMICO DO SEMESTRE DE 2022.1: O PAIP COMO FERRAMENTA DE AUXÍLIO AOS INGRESSANTES E VETERANOS DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DO CENTRO DE CIÊNCIAS. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1480. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86240
Número
Sección
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.