COLEÇÃO VIVA: HORTO DE PLANTAS MEDICINAIS F. J. A. MATOS COMO LEGADO FARMACÊUTICO AOS DISCENTES
Resumo
Introdução: A Coleção Viva de Plantas Medicinais do Professor Francisco José de Abreu Matos, localizada no Horto de Plantas Medicinais da Universidade Federal do Ceará, é constituída de mais de 100 espécies com certificação botânica, cultivadas em canteiros, covas individuais, cercas ou caramanchões numa área de 7100 metros quadrados. Referência em assistência farmacêutica, o local possibilita em meio à suas atividades capacitação na área de fitoterapia aos alunos do Curso de Farmácia da Universidade Federal do Ceará. Objetivo: descrever as atividades de orientação desenvolvidas junto aos discentes de Farmácia em visita guiada ao Horto. Metodologia: os alunos foram divididos em grupos e durante uma caminhada foram orientados a reconhecerem as plantas medicinais regionais, que possuem eficácia e segurança terapêuticas comprovadas, como alfavaca-cravo (Ocimum gratissimum), alecrim-pimenta (Lippia sidoides), erva cidreira (Lippia alba), guaco (Mikania glomerata) e chambá (Justicia pectoralis). Ainda foi idealizado uma apresentação do acervo científico do Professor FJA Matos, que conta com registros de suas expedições pelo Nordeste, publicações e homenagens. Resultado: Esse formato de visita guiada permitiu que os alunos realizassem o reconhecimento botânico e sensorial das plantas medicinais, associassem às suas ações farmacológicas e usos comprovados, e sanassem possíveis dúvidas, agregando conhecimento para suas futuras atuações como farmacêuticos. Conclusão: a divulgação da coleção apresentou significativa importância para a motivação dos discentes, que tiveram acesso ao legado científico deixado pelo professor emérito, idealizador do Programa Farmácias Vivas e uma fonte de inspiração para as trajetórias acadêmicas e profissionais de estudantes de Farmácia.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Veras, I. de A., Lima Soares, I., Miranda Sá, K., & Anne Medeiros Bandeira, M. (2022). COLEÇÃO VIVA: HORTO DE PLANTAS MEDICINAIS F. J. A. MATOS COMO LEGADO FARMACÊUTICO AOS DISCENTES. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1519. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86279
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.