UTILIZANDO DESIGN DE INFORMACAO PARA POTENCIALIZAR A INTERACAO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS EM UMA DISCIPLINA ASSÍNCRONA

Autores/as

  • Edvando Ferreira Guilherme
  • Maria de Fatima Costa De Souza

Resumen

A disciplina de Diferença e Enfrentamento Profissional nas Desigualdades Sociais é ofertada semestralmente em formato inteiramente online e de modo assíncrono através da plataforma SOLAR. Essa disciplina busca promover temas ambientais, sociais e políticos importantes para a formação cidadã dos alunos. A disciplina é dividida em módulos e, em cada um, há deadlines para a postagem em um fórum, que são os meios de participação na disciplina. No Fórum do módulo introdutório, é disponibilizado um documento onde é explicado aos alunos o processo metodológico e avaliativo da disciplina e lá é que surgem as maiores dúvidas sobre o que fazer, como funcionam as datas e as entregas da disciplina. Deste modo, o presente trabalho objetiva elaborar estratégias para promover uma melhor comunicação entre a coordenação e os alunos no fórum introdutório. A pesquisa ocorreu no Fórum Introdutório da turma 4 do semestre 2022.1 através de 2 etapas. A primeira diz respeito a escolha do processo de análise e a segunda, diz respeito análise das postagens. A análise foi realizada com base nos conceitos de infodesign. Foi possível compreender as principais dúvidas trazidas pelos alunos e com isso relacioná-las com as informações fornecidas pela coordenação no fórum, o que mostrou que, enquanto a maioria dos alunos compreende as informações sobre a disciplina é possível potencializar a comunicação entre a coordenação e os alunos de modo a esclarecer as dúvidas. Por fim, é sugerido que seja feito uso de outros elementos audiovisuais, além da linguagem natural empregada no texto, buscando deixar a comunicação mais clara e dinâmica.

Descargas

Publicado

2022-01-01

Cómo citar

Ferreira Guilherme, E., & Costa De Souza, M. de F. (2022). UTILIZANDO DESIGN DE INFORMACAO PARA POTENCIALIZAR A INTERACAO ENTRE PROFESSORES E ALUNOS EM UMA DISCIPLINA ASSÍNCRONA. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1612. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86375

Número

Sección

XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação