CONSULTA DE PUÉRPERA COM MASTITE EM MATERNIDADE DE FORTALEZA - RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumen
Introdução: A dor e o desconforto ocasionados pelo surgimento de mastite e relacionados à falta de informação da mãe quanto à utilização adequada do leite da mama afetada, resultam no desmame precoce do bebê. Em pesquisa realizada em maternidade pública do Estado do Piauí destacou a mastite como a infecção puerperal mais prevalente, contabilizando 44% dos casos de infecção.1 Objetivo: Relatar a experiência de acadêmicos no atendimento de puérpera com mastite na Maternidade Escola de Fortaleza. Método: Trata-se de um relato de experiência realizado por acadêmicos de Enfermagem na disciplina de Saúde Sexual e Reprodutiva, através de consultas de enfermagem que eram realizadas no turno da manhã duas vezes por semana no mês de julho de 2022 no Alojamento Conjunto da Maternidade, eram atendidas em média 6 pacientes por turno. Durante a consulta era realizado o exame físico das puérperas e feito as orientações. Resultados: Com o atendimento da puérpera com mastite foi possível orientá-la quanto a amamentação e os cuidados com a ferida e tratamento, sendo eles o repouso, a ingestão elevada de líquidos, usar sutiã que ofereça suporte para as mamas, continuar amamentando ou se não for possível fazer a ordenha do leite, e oferecer antibioterapia e analgésico conforme prescrição médica. Com a vivência do referido caso proporcionou aos alunos maior domínio sobre a temática de mastite puerperal e a importância do enfermeiro na educação em saúde sobre boas técnicas de amamentação para a prevenção desta patologia. Conclusão: Desta forma é válido destacar a importância da discussão desta temática na graduação pois com a prevenção da mastite a puérpera pode usufruir de uma amamentação fisiológica e benéfica, sem comprometer o binômio mãe-filho.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XV Encontro de Experiências Estudantis
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.