A IMPORTÂNCIA DOS APLICATIVOS DE MENSAGENS INSTANTÂNEAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLICA DE GESTÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Resumen
Os aplicativos de mensagens instantâneas são programas que possibilitam tanto o recebimento como envio de mensagens de texto em tempo real. Dentre os mais usados no mundo, os principais são: Skype, WeChat, Facebook Messenger e WhatsApp. Esses softwares podem assumir importante papel no contexto do ensino e aprendizagem tanto pela sua rapidez comunicativa quanto pelos recursos inerentes a cada um deles, que torna mais didática a transmissão de conhecimentos. Diante desse contexto, a pesquisa foi realizada com a finalidade de inferir sobre como os aplicativos de mensagens instantâneas contribuíram para o aprendizado dos estudantes do curso de Ciências Contábeis na UFC, no âmbito da disciplina Gestão de Sistemas de Informação (GSI), analisando a influência desse conteúdo digital durante o desafio de manutenção da qualidade da educação do curso supracitado em tempos de pandemia do COVID 19. A pesquisa foi feita por meio de questionário aplicado aos discentes que estavam cursando ou já haviam cursado a disciplina GSI. As perguntas foram relacionadas ao uso de aplicativos de mensagens instantâneas e suas práticas educacionais e ao desempenho acadêmico durante a pandemia. O estudo ajudou a traçar um panorama do condicionamento dos estudantes no processo ensino-aprendizagem durante o período de aulas remotas. Dentre os diversos resultados temos um considerável nível de inserção ao meio digital expresso por meio da preferência por obras em formato e-book, além do fato de apenas oito alunos se sentirem com aprendizado prejudicado com o meio remoto, porém a maioria (62,8%) apresenta dificuldades de controle diante do excesso de informações dos aplicativos de mensagens instantâneas. Os aplicativos mais utilizados foram o Telegram e o Whastapp. Embora a maioria se considere como bom autodidata, 34 dos 37 entrevistados têm o professor como mediador importante ou imprescritível.Descargas
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Publicado
2022-01-01
Número
Sección
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
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