O MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM UTILIZADA NA MONITORIA DE ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA
Resumen
INTRODUÇÃO: Diante da multiplicidade de conceitos e ideias, torna-se necessário utilizar recursos para ordenar e otimizar o processo de aprendizagem. Nesse sentido, o Mapa Conceitual elabora um plano metodológico eficaz para a construção de um estudo dinâmico e pertinente. Isso se deve à possibilidade de condensar as noções mais importantes, por meio de perspectivas visuais e objetivas, sobre determinado assunto. OBJETIVO: Relatar a experiência das monitoras ao observar e subsidiar a implementação da construção de mapas conceituais na disciplina de Antropologia Filosófica. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência. Os mapas foram solicitados em sala de aula, pelo professor titular da disciplina, contando, em primeira análise, com a confecção das dimensões, de forma separada ou seja, um mapa para cada uma das três dimensões. Em segunda análise, solicitou-se a reunião desses materiais em uma só rede de conexões, comportando todas as ligações e conceitos significativos na visão dos alunos. Nesse ínterim, as monitoras auxiliaram os estudantes com o repasse de orientações sobre como elaborar os mapas, por meio de encontros e disponibilização de resumos acerca das temáticas aprofundadas. Nesse sentido, os mapas elaborados direcionavam-se às dimensões humanas. CONCLUSÃO: Assim, por meio do Projeto de Iniciação à Docência, foi possível analisar os impactos positivos na formação dos alunos por meio da aplicação dessa ferramenta. Desse modo, os discentes puderam reunir as vertentes mais importantes, a partir da leitura de artigos e referências citadas em aula, separadamente, alocando informações sobre a dimensões físicobiológica, psíquica e espiritual. Posteriormente, reuniram todas elas em um mapa geral, o que permitiu elaborar um pano de fundo que revisava os aspectos imprescindíveis e solidificava o conhecimento. Essa perspectiva demonstra, portanto, a aplicabilidade da tecnologia pedagógica para o aperfeiçoamento do aprendizado.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-01-01
Cómo citar
Azevedo Silva, E., Cardoso Ponte, M., & Angelo Marques Araujo, M. (2022). O MAPA CONCEITUAL COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM UTILIZADA NA MONITORIA DE ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA. Encontros Universitários Da UFC, 7(17), 3828. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/88112
Número
Sección
XXXI Encontro de Iniciação à Docência
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.