A EDUCAÇÃO EM DANÇA PARA CRIANÇAS
Resumo
A dança como ensino para crianças requer uma sensibilidade e atenção, ensinar usando uma metodologia mais clara e dinâmica , respeitando sempre suas limitações sem retirar sua essência criativa e única. A linguagem deve ser figurativa, sensível, usando dinâmicas e ludicidade, fazendo com que a criança entenda cada passo e alongamento ensinado. Nesse trabalho venho mostrar um pouco da minha experiência ensinando crianças em academias e projetos sociais, as metodologias que usei, algumas das dinâmicas e os resultados que obtive. Já no PIBID tenho a experiência de lecionar a adolescentes que se tem uma dinâmica e um alvo diferente , procuramos levar os alunos a pensar sobre dança e com isso me levou a refletir: -"Como posso levar as crianças a pensarem e criticarem sobre dança ." E apartir desse pensamento, a criança toma consciência de "o que é dança?", "porque eu danço?" , "Como meu corpo se mové? ", " O que me leva a dançar "... Tendo assim, uma visão diferente de que a dança é apenas lazer ou passatempo e ver como a arte muda o modo de viver , entre outros. Junto com esse pensamento, elaboramos trabalhos onde elas podem expor o que aprenderam,e criticam o trabalho a cada momento, para elas isso é riquíssimo, o que as tornam cada vez mais focadas,menos envergonhadas e conscientes do que estão fazendo, tendo uma percepção corporal mais aguçada e firme.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2017-11-08
Como Citar
Matos da Silva, I. K., & Primo Gadelha, R. C. (2017). A EDUCAÇÃO EM DANÇA PARA CRIANÇAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5542. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30566
Edição
Seção
XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.