A EDUCAÇÃO EM DANÇA PARA CRIANÇAS

Autores

  • Iana Kerolyne Matos da Silva
  • Rosa Cristina Primo Gadelha

Resumo

A dança como ensino para crianças requer uma sensibilidade e atenção, ensinar usando uma metodologia mais clara e dinâmica , respeitando sempre suas limitações sem retirar sua essência criativa e única. A linguagem deve ser figurativa, sensível, usando dinâmicas e ludicidade, fazendo com que a criança entenda cada passo e alongamento ensinado. Nesse trabalho venho mostrar um pouco da minha experiência ensinando crianças em academias e projetos sociais, as metodologias que usei, algumas das dinâmicas e os resultados que obtive. Já no PIBID tenho a experiência de lecionar a adolescentes que se tem uma dinâmica e um alvo diferente , procuramos levar os alunos a pensar sobre dança e com isso me levou a refletir: -"Como posso levar as crianças a pensarem e criticarem sobre dança ." E apartir desse pensamento, a criança toma consciência de "o que é dança?", "porque eu danço?" , "Como meu corpo se mové? ", " O que me leva a dançar "... Tendo assim, uma visão diferente de que a dança é apenas lazer ou passatempo e ver como a arte muda o modo de viver , entre outros. Junto com esse pensamento, elaboramos trabalhos onde elas podem expor o que aprenderam,e criticam o trabalho a cada momento, para elas isso é riquíssimo, o que as tornam cada vez mais focadas,menos envergonhadas e conscientes do que estão fazendo, tendo uma percepção corporal mais aguçada e firme.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2017-11-08

Como Citar

Matos da Silva, I. K., & Primo Gadelha, R. C. (2017). A EDUCAÇÃO EM DANÇA PARA CRIANÇAS. Encontros Universitários Da UFC, 2(1), 5542. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/30566

Edição

Seção

XI Encontro de Práticas Docentes / V Seminário Institucional de Iniciação à Docência