ÍNDICES RADIOMORFOMÉTRICOS NA AVALIAÇÃO DA OSTEOPOROSE EM RADIOGRAFIAS PANORÂMICAS.
Resumo
A osteoporose é uma doença metabólica que afeta a densidade da arquitetura óssea, podendo evoluir para casos mais graves como fraturas. Os principais exames utilizados no diagnóstico e tratamento são: a densitometria óssea e exames de dosagem de marcadores de reabsorção óssea. Atualmente, tem se pensado em outros exames complementares que poderiam contribuir, de maneira menos onerosa e mais prática, no diagnóstico da doença, uma vez que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença afeta 1/3 da população feminina acima dos 65 anos. Um desses exames é a radiografia panorâmica (RP) na qual é possível avaliar índices morfométricos que sugerem o provável diagnóstico da osteoporose. O objetivo deste trabalho é avaliar, por meio da análise de RPs, a prevalência da osteoporose através de índices radiomorfométricos. Para isto, serão analisadas 1200 RPs, obtidas no banco de imagens da Clínica de Radiologia da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal, através do software Radiocef Studio 3 (Radio Memory), por meio do qual analisaremos os índices: Índice Mandibular (MI), Índice Cortical Mandibular (MCI) e o Índice Mandibular Panorâmico (PMI), que são, segundo publicações consistentes, os índices com maior correlação com a osteoporose. Após isso, será verificado se os resultados corroboram com a atual literatura no que tange à utilização desses índices em RPs para a complementação diagnóstica da osteoporose. Além disso, visa, também, demonstrar possíveis grupos populacionais mais prevalentes de manifestação da doença, segundo os índices, dentre os quais os cirurgiões-dentistas devam ter uma atenção especial em exames de rotina, acelerando, dessa forma, o encaminhamento do paciente para um profissional apropriado. Atualmente, a pesquisa encontra-se em fase de captação de imagens, passando futuramente para fase de calibração dos alunos participantes da pesquisa e posterior análise de dados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2019-01-01
Edição
Seção
XXXVIII Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.