UTILIZAÇÃO DE TANCHAGEM (PLANTAGO MAJOR L.): UMA PLANTA MEDICINAL CIENTIFICAMENTE VALIDADA NA ELABORAÇÃO DE ALIMENTOS FUNCIONAIS
Resumo
Plantago major L. (Sin. Plantago gigas H. Lév., Plantago intermedia Gilib), conhecida popularmente por tanchagem, é uma Planta Alimentícia Não Convencional (PANC) que produz grandes quantidades de sementes, essas quando maduras e colocadas de molho na água liberam grande quantidade de mucilagem, por essa razão a espécie tem potencial na indústria de alimentos para aproveitamento de suas propriedades funcionais e nutricionais ao ser incorporadas em produtos de panificação, considerando que além de serem tradicionalmente consumidos pelos brasileiros no seu cotidiano, não representam aumento considerável nos custos de elaboração destes produtos. A tanchagem é uma matéria-prima de fácil obtenção e baixo custo, favorecendo sua incorporação na elaboração de pães. Portanto, a presente pesquisa objetivou determinar a composição quimica da mucilagem de sementes de tanchagem para viabilizar sua posterior utilização em produtos de panificação. Os resultados obtidos na composição centesimal da mucilagem da semente da tanchagem, foram: 10,51% de teores de umidade, 16,78% de proteína, 0,10% de lipídios, 58,87% de carboidratos totais, 2,98% de cinzas e 10,78% de fibra bruta. Concluiu-se que a mucilagem da semente de tanchagem apresentou resultados favoráveis para sua utilização em produtos de panificação, uma vez que sua aplicação pode contribuir para a melhoria de parâmetros importantes na qualidade nutricional de produtos de panificação.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
V Encontro de Iniciação Acadêmica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.