O COMPORTAMENTO DE COMPRA ECOLÓGICA E SEUS ANTECEDENTES EM BRASILEIROS DE DIFERENTES FAIXAS DE RENDA
Resumo
Em um mundo empresarial em constante mudança, as empresas vivenciam um cenário em que a busca por inovação e sustentabilidade se tornou algo comum para sua permanência no mercado. Uma das estratégias buscadas consiste na introdução de uma visão sustentável nas suas práticas empresariais e em seus produtos, a chamada visão verde. Isso se deve, principalmente, à disseminação de padrões de compra ecológica entre a população, que passa a exigir das empresas uma mudança de comportamento e postura. Com disseminação da temática, vários estudos foram desenvolvidos com o intuito de compreender o comportamento desses consumidores e as variáveis que influenciam esse tipo de consumo. Todavia, ao analisá-los, percebe-se uma carência de discussões para uma análise mais específica sobre a influência dos diferentes níveis de renda nesses comportamentos de compra. Diante disso, o estudo tem como foco avançar na análise do comportamento de compra ecológica dos brasileiros e seus antecedentes, mas a partir dos diferentes níveis de renda dos consumidores, de modo a identificar seu impacto neste fenômeno e assim propor uma identificação das características do comportamento de compra ecológica (atitudes sociais positivas, valores de consumo ecológico e a receptividade à publicidade ecológica). Para tanto, optou-se pela realização de uma pesquisa de natureza quantitativa, tendo como método de pesquisa um levantamento junto a consumidores brasileiros. O instrumento de coleta de dados utilizado consistiu em um questionário, contendo a escala elaborada por Paço, Shil e Alves (2018) e adaptada por Silva, Machado e Guimarães (2019). Desse modo, acredita-se ser possível identificar características comuns dentro de cada um desses grupos, assim como analisá-los comparativamente.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.