CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO.

Autores

  • Maria Juliana dos Santos Alves
  • Francisco Ari de Andrade

Resumo

A prática de monitoria tornou-se uma modalidade de ensino e aprendizagem que auxilia na compreensão e na produção do conhecimento universitário, na graduação ela é compreendida como um instrumento que aperfeiçoa o ensino superior através da adoção de experiências pedagógicas, das trocas de conhecimentos entre discente e discente-monitor, além de promover interação e a cooperação entre o monitor e o docente. O presente trabalho, tem como objetivo analisar relatos de experiências e elencar os resultados positivos que foram alcançados pelo monitor em seu processo de aprendizagem e formação acadêmica. Para a realização deste trabalho, optou-se por um levantamento bibliográfico ao qual mencionasse o aprendizado adquirido pelo aluno monitor, ademais buscou-se unir informações que agregassem resultados positivos aos programas que incentivam as atividades de iniciação à docência. As leituras realizadas levaram a alguns resultados, primeiro que os alunos aprovados nos editais de monitorias tem a oportunidade de descobrir ou aperfeiçoar a vocação pelo exercício da docência, a contribuição desta prática estar muito além da obtenção de um certificado, pois os conhecimentos que são trocados entre o professor orientador e o monitor ampliam tanto a carga de conhecimento intelectual como influência positivamente na vida social do aluno, possibilitando ao mesmo descobrir novas perspectivas acadêmicas assim como ampliar o seu leque de oportunidades. Uma outra conclusão é que os programas que contribuem para a manutenção das bolsas de monitorias desenvolvem um papel fundamental dentro das universidades, pois eles são responsáveis por incentivar o ensino, pesquisa e a extensão nos cursos de graduação. Em suma, a iniciação à docência é uma oportunidade única na vida do jovem universitário e contribui significativamente na formação profissional e pessoal de quem tem a oportunidade de vivenciar está prática.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

Juliana dos Santos Alves, M., & Ari de Andrade, F. (2021). CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA GRADUAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 5(9), 4011. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64250

Edição

Seção

X Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação