JOGO RUE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE JOGOS PARA O ENSINO DA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: Os jogos vem sendo uma estratégia adotada em todos os níveis educacionais, promovendo uma maior interação dos alunos e apresentando resultados positivos em relação a aprendizagem. No presente trabalho adotamos esta estratégia para consolidação do conhecimento sobre a Rede de Urgência e Emergência (RUE). OBJETIVO: Relatar a experiência sobre a construção e aplicação do jogo RUE na disciplina de Políticas de Saúde II. METODOLOGIA: A construção e aplicação do jogo RUE aconteceu no ano de 2019, como meio de consolidar e averiguar o conhecimento sobre a Rede de Urgência e Emergência com alunos do 2º semestre de enfermagem, da Universidade Federal do Ceará. O jogo foi construído com perguntas e respostas de múltipla escolha. As mesmas foram reunidas no site Google Slides, onde por meio do sistema de hiperlink foram criados atalhos que conectam as páginas dos slides. Dessa forma, a turma foi dividida em dois grupos. Alunos representantes de cada equipe escolhiam números de um a doze que levavam a perguntas específicas e, de acordo com a resposta do grupo, apareciam arquivos do tipo GIF mostrando se a resposta estava correta ou não, podendo dessa forma pontuar. RESULTADOS: Através da construção do jogo foi possível adquirir mais conhecimento sobre a temática trabalhada. Para os demais alunos, o ambiente de competição gerado pelo jogo em equipes motivou a turma a participar e interagir entre si visando responder corretamente às perguntas, dessa forma, tanto foi possível revisar conceitos como levantar questões que não foram contempladas anteriormente. Também abriam-se espaços para correções e discussões para sanar possíveis dúvidas. CONCLUSÃO: O uso da metodologia ativa contribuiu para a busca pela aprendizagem, nessa perspectiva, o tema Rede de Urgência e Emergência, que é pouco falado durante a graduação, criou destaque e despertou interesse dos alunos.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Bastos Vasconcelos Rodrigues, H., Aparecida Ferreira Domingos, M., Anne da Silva, J., & Isis Freire de Aguiar, M. (2021). JOGO RUE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO USO DE JOGOS PARA O ENSINO DA REDE DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 5(8), 3910. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64436
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.