PROPOSTA DE REDAÇÃO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA CONTRA A AUTOMEDICAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
A Coronavirus disease (Covid-19) é uma doença respiratória causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e, em março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou-a uma pandemia. A partir de então, novos casos começaram a surgir no Brasil e a quantidade de informações de natureza duvidosa sobre a doença e possíveis tratamentos passaram a circular entre a comunidade, o que aumentou o índice de automedicação entre a população na tentativa de tratamento e prevenção dessa doença. O objetivo do trabalho é descrever a experiência de um corretor de redação sobre a elaboração de propostas para a discussão da automedicação em tempos de pandemia. Trata-se de um relato de experiência que se propõe a expor o potencial de propostas de redação como precedente para a preocupação e discussão sobre temas pertinentes relacionados ao cuidado com a saúde. A alunos de um cursinho popular foi proposto um tema para a criação de um texto dissertativo-argumentativo modelo ENEM cujo tema era automedicação. Como resultado, obteve-se textos que expunham a definição de automedicação, o histórico desse problema na sociedade contemporânea e fatores que levam a este problema, tais como o acesso facilitado a medicamentos e a cultura midiática que incentiva tal atitude. Além disso, observou-se que os alunos empregaram um conhecimento farmacêutico no texto, exemplificando uma grave consequência da automedicação que é a resistência bacteriana pelo uso indevido de antimicrobianos. Por fim, propostas de intervenção foram expostas sugerindo dificultar o acesso ao uso de medicamentos sem indicação médica, bem como buscar maneiras de conscientizar a população das consequências do uso indevido de fármacos. Diante disso, conclui-se que as ferramentas de educação, sobretudo redações, são ótimos meios para levantar discussões sobre assuntos relevantes no contexto da saúde, já que estimulam aos alunos que, apesar de serem de nível médio, possuem um conhecimento na área.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Evangelista Maia, A., Rodrigues Mariano de Lima, G., Letícia Rocha de Souza, A., Claiz Pontes Oliveira, A., Paula França Rolim, A., & Xavier Santiago da Silva, A. (2021). PROPOSTA DE REDAÇÃO COMO FERRAMENTA EDUCATIVA CONTRA A AUTOMEDICAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Encontros Universitários Da UFC, 5(8), 3941. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/64467
Edição
Seção
XIII Encontro de Experiências Estudantis
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.