ANÁLISE DA DINÂMICA ORGANIZACIONAL DO COLÉGIO 7 DE SETEMBRO À LUZ DAS CONCEPÇÕES MODERNAS DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

Autores

  • Antonio Thiago Albuquerque
  • João Matheus Rodrigues Bandeira
  • Jaiane Ellen Lopes de Sousa
  • Monique Isabelle de Sousa Nascimento
  • Augusto Cezar de Aquino Cabral

Resumo

No Brasil registra-se a forte presença das organizações privadas no setor educacional. No contexto local, o Colégio 7 de Setembro é um dos destaques, por seu histórico de sucesso. Para que a instituição se mantenha competitiva, suas práticas de gestão, que dão suporte ao trabalho didático-pedagógico realizado, devem estar firmemente consolidadas, em especial no tocante às interações da organização com seu ambiente. Neste contexto, esta pesquisa tem por objetivo analisar as práticas de gestão do 7 de Setembro à luz das concepções modernas da teoria geral da administração. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, documental e de campo, mediante estudo de caso. A unidade de análise é o Colégio 7 de Setembro, instituição educacional particular que atende alunos da educação infantil ao ensino médio, com forte reputação, em função de sua tradição na aprovação em vestibulares concorridos. Em relação à teoria estruturalista, constata-se o reconhecimento do conflito como agente de mudança, a relevância das organizações parceiras e a atenção aos vínculos de seus colaboradores com outras organizações, o que pode afetar o comprometimento. Quanto à teoria comportamental, destaca-se a existência de um sistema administrativo participativo, mas com decisões centradas na cúpula. Verifica-se, também, a preocupação com os elementos motivadores, em especial no tocante aos conteúdos dos cargos, em termos de autonomia e autorrealização. Relativo à Teoria Sistêmica, foram identificadas características como a sinergia e os subsistemas interdependentes, sempre em busca de adaptação em relação às demandas e pressões externas. No que tange à Teoria Contingencial, destaca-se o uso extensivo de tecnologias de comunicação e informação nos diversos setores, inclusive nas atividades didáticas. Assim, é possível concluir que diversos aspectos das concepções modernas da TGA fazem parte da dinâmica organizacional da instituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2021-01-01

Como Citar

Thiago Albuquerque, A., Matheus Rodrigues Bandeira, J., Ellen Lopes de Sousa, J., Isabelle de Sousa Nascimento, M., & Cezar de Aquino Cabral, A. (2021). ANÁLISE DA DINÂMICA ORGANIZACIONAL DO COLÉGIO 7 DE SETEMBRO À LUZ DAS CONCEPÇÕES MODERNAS DA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 769. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73892

Edição

Seção

XL Encontro de Iniciação Científica