ANÁLISE DO USO DA REDE SOCIAL INSTAGRAM POR PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19
Resumo
A pandemia da COVID-19 alterou a dinâmica cotidiana da sociedade, necessitando que adaptações fossem implementadas, o que também refletiu no âmbito acadêmico no qual não somente as atividades de ensino, mas também os projetos acadêmicos de pesquisa e extensão foram direta ou indiretamente afetados. Como consequência, foi notado um expressivo aumento do uso das redes sociais, objetivando dar continuidade a essas práticas. Assim, buscando compreender o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão de cunho ambiental da Universidade Federal do Ceará, divulgadas na rede social Instagram, foi realizada uma pesquisa qualiquantitativa, indagando-se sobre a disseminação e o alcance obtido pelos perfis dos 28 entrevistados. Foi verificado que de fato as redes sociais, sobretudo o Instagram, foram bastante utilizadas pelos projetos, sendo boa parte dos perfis criados durante o período pandêmico com o intuito de prosseguir com suas ações de modo remoto. O presente estudo concluiu que mediante às dificuldades enfrentadas no contexto pandêmico, o Instagram, vem sendo um dos principais meios de comunicação para a visibilização dos trabalhos acadêmicos, contudo lança desafios ao universo acadêmico, por vezes, dificultando o alcance coletivo desses perfis nas publicações no seu engajamento, o que torna necessário o uso de recursos provenientes da própria rede social, como interações em lives, post criativos, entre outras alternativas, contribuindo para a continuidade das atividades e projetos acadêmicos.Downloads
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Publicado
2021-01-01
Como Citar
Catunda Gomes da Costa, G., Maria Carneiro dos Santos, V., Oliveira de Queiroz, B., & Matos, F. de O. (2021). ANÁLISE DO USO DA REDE SOCIAL INSTAGRAM POR PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 802. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73925
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
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