ANÁLISE DOS CICLOS DE CONDUÇÃO EM SEGMENTOS DE CORREDORES VIÁRIOS COM CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL DISTINTAS
Resumo
Como mostram diversos estudos o fluxo veicular em excesso em áreas urbanas tem ocasionado impactos negativos para as cidades, destacando-se os sociais, ambientais e econômicos. Um dos efeitos mais perceptíveis consiste nos congestionamentos viários, muitas vezes caracterizados pela formação de filas. Estes processos implicam mudanças na forma como os veículos trafegam e no comportamento da condução, retratado por exemplo, pelo ciclo de condução, o qual representa o comportamento em termos da variação entre velocidade e espaço. Este tipo de abordagem torna-se muito interessante para análise da operação viária, bem como para avaliar externalidades decorrentes dos transportes, como a emissão de poluentes atmosféricos. O conhecimento insuficiente sobre a problemática em questão estimula a adoção de alternativas inconsistentes no pouco planejamento público voltados às atividades de circulação viária, provocando a ineficiência e agravamento dos efeitos nocivos sobre o ambiente urbano. Neste contexto, o objetivo desse estudo consistiu em construir ciclos de condução dos corredores viários selecionados e identificar eventuais padrões e fatores que implicavam em sua formação. Para tal, foram utilizados dados de condução reais de 28 motoristas, que trafegaram em três grandes avenidas da cidade de Fortaleza. O diferencial deste trabalho foi a tentativa de reconhecer padrões, o que foi permitido pela adoção de uma técnica que dividiu a via em segmentos menores, delimitados pela presença de semáforo. Em geral, por meio dos ciclos de condução construídos e análises posteriores, os resultados mostraram a influência da programação semafórica nas velocidades desenvolvidas em cada segmento e, consequentemente, na emissão de poluentes. Foram identificados três padrões de condução relacionados de modo direto aos aspectos locais das vias e identificou-se elementos que podem explicar variações dos perfis de velocidade. Agradeço ao CNPQ por tornar possível este trabalho.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Jessica Sousa Silva, V., & Vieira Bertoncini, B. (2021). ANÁLISE DOS CICLOS DE CONDUÇÃO EM SEGMENTOS DE CORREDORES VIÁRIOS COM CLASSIFICAÇÃO FUNCIONAL DISTINTAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 805. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/73928
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.