CÁLCULO SEM DERIVADAS: SOBRE A DIFERENCIABILIDADE DE FUNÇÕES ABSOLUTAMENTE CONTÍNUAS
Resumo
No século XX, com as noções de medida postas pelo matemático francês Henri Lebesgue, conseguiu-se generalizar o conceito de comprimento de um intervalo intuitivo até então ao cálculo convencional. Através das novas ideias apresentadas foi possível estender a noção de “pequenez” de conjuntos arbitrários na reta real, ou seja, deu-se um significado mais geral e rigoroso para entendermos conjuntos de medida nula arbitrários. Dessa maneira, dizemos que uma propriedade para uma função f é válida para quase todo ponto (q.t.p.) se ela é verdadeira exceto em um conjunto de medida nula. (...) Já é bem entendido da análise que funções contínuas não são necessariamente diferenciáveis, por outro lado, se nos restringirmos as funções absolutamente contínuas, podemos provar que a menos de um conjunto de medida nula o resultado se verifica. Este trabalho apresenta definições elementares de teoria da medida e foca no estudo de funções absolutamente contínuas definidas na reta com o objetivo de mostrar que as mesmas são diferenciáveis em quase todo ponto de seu domínio. Tal teorema serve de suporte para um resultado mais geral conhecido como Teorema de Rademacher, o qual estabelece que as aplicações Lipschitz definidas em Rn são diferenciáveis em q.t.p. É apresentado uma demonstração do teorema principal através de resultados clássicos de teoria da medida tais como o Teorema de Cobertura de Vitali e o fato de que funções absolutamente contínuas podem ser escritas como a diferença de duas funções crescentes e limitadas. Agradece-se ao CNPq pelo apoio financeiro.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Sousa, I. do A., & Edson Sampaio, J. (2021). CÁLCULO SEM DERIVADAS: SOBRE A DIFERENCIABILIDADE DE FUNÇÕES ABSOLUTAMENTE CONTÍNUAS. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 974. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74097
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.