DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS COM A TESSITURA ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA
Resumo
Este resumo procura relatar a experiência de um projeto guarda-chuva, nomeado Escola, Promoção de saúde e modos de subjetivação em tempos de pandemia. A abrupta reformulação e re-organização da rotina e fazeres educacionais com o fechamento físico das escolas em março de 2020 devido a pandemia de COVID, corroboraram para o descortinamento de inúmeras faltas estruturais, que permeiam, por exemplo, questões de vínculo social - da comunidade em geral e, principalmente, de estudantes -, com a instituição educacional. O projeto busca problematizar e trazer à tona relações afetivas e sociais com a Escola, contextualizadas pela pandemia. Assim, surgem questionamentos acerca das camadas de responsabilidade escolar pelo asseguramento e manutenção de direitos fundamentais, como o direito à convivência comunitária. O éthos teórico-metodológico da pesquisa é a Pesquisa Intervenção (PI), utilizando-se da Cartografia e da Critical Participatory Action Research (CPAR). As técnicas são realizadas por meio de entrevistas cartográficas a agentes escolares, como estudantes, gestores e corpo docente. As análises ocorrem por meio dos diários de campo, compreendidos como subsídios para o processo de pesquisa. O projeto está em andamento no ano de 2021, sendo financiado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para um bolsista da graduação em Psicologia e para o Ensino Médio (PIBIC-EM), como resultado da parceria entre Pró-Reitoria de Pesquisa e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), contemplando com duas bolsas para que os estudantes da escola desenvolvam entrevistas juntamente com a universidade. Por fim, é visado o fomento do pesquisar no contexto de Ensino Médio, COM estudantes secundaristas, como forma de construir saberes horizontais, pesquisando com estudantes, sobre seus afetos, suas perspectivas e suas vivências acerca de temáticas que os(as) atravessem, bem como sobre as problematizações de suas tramas no tecido social.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Teixeira, I. de L., Marlon Coutinho Barros, A., Miguel Lima Themótheo, J., Ruth Nishiyama Soares, M., Freire Moreira, F., & Lobo Miranda, L. (2021). DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE VÍNCULOS COM A TESSITURA ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1090. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74213
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.