JOGO PEDAGÓGICO PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: DICAS, IDEIAS E EXPLICAÇÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO.
Resumen
O presente trabalho liga um conjunto de práticas alfabetizadoras aos conceitos essenciais no desenvolvimento da consciência fonológica das crianças. Nesse sentido, expõe ideias acerca da consciência fonológica por meio de um jogo pedagógico, que integra uma importante dimensão do processo de alfabetização das crianças. A inserção desse jogo no ambiente escolar se apresenta como um mediador às aprendizagens na alfabetização e da consciência fonológica, ou seja, do reconhecimento da pauta sonora. Expomos, com efeito, o jogo e suas possíveis utilizações em sala de aula e junto a um grupo de crianças no processo de alfabetização. Dessa forma, com fundamento na literatura da área (2020,p.75-97), elaboramos objetivos, indicações pedagógicas de uso e sugestões de encaminhamentos, com o intuito de promover maiores direcionamentos no trabalho exposto. Cabe destacar, que com a continuidade da pandemia e prolongamento do ensino remoto, utilizamos cada vez mais as tecnologias e redes sociais, assim, disponibilizamos por whats app os conteúdos do jogo para os estudantes, os professores e os pais de crianças que estão em processo de alfabetização. Além disso, também fizemos apresentações para esse público-alvo, em reunião virtual pela plataforma do google meet, expondo explicações particulares acerca do assunto. Os estudantes, professores , pais e crianças beneficiados manifestaram reações positivas quanto à aquisição dos conhecimento. Dentre as atividades realizamos: o apoio aos questionamentos sobre as características do jogo ,a utilização da consciência fonológica das crianças envolvidas na alfabetização e a explicação dos métodos e conceitos da alfabetização. Em conclusão, destacamos a relevância dessas atividades pedagógicas que podem ajudar a superar as dificuldades que continuam afetando os professores, alunos e pais envolvidos nos processos de alfabetização.As análises e reflexões advindas desse estudo conduziram a atitudes positivas acerca acerca do assunto.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Saraiva de Lima, J., Lemos de Assis, A., César Pompeu Sales, L., Mendes do Nascimento, B., & Geny Lustosa, F. (2021). JOGO PEDAGÓGICO PARA DESENVOLVER A CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA: DICAS, IDEIAS E EXPLICAÇÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1424. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74547
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.