LITERATURA, LOUCURA E MODERNIDADE: UMA PROSA POÉTICA DE ANA CRISTINA CESAR
Resumen
O presente trabalho está inserido no contexto do projeto de pesquisa intitulado “O PODER POÉTICO DA PALAVRA SOB O INFLUXO DA METAFÍSICA OCIDENTAL”, que pretende investigar as maneiras como o discurso literário contemporâneo afasta-se da tradição das belas-letras e desvincula-se da pretensão à consolidação de saberes, sendo nutrido por propostas de pensadores como Maurice Blanchot, Jacques Derrida e Roland Barthes. Nesse sentido, detemo-nos na análise de uma prosa poética da escritora brasileira Ana Cristina Cesar, “na outra noite no meio-fio” (Cenas de Abril, 1979). Temos como objetivo tecer uma “leitura deslizante” sobre o referido texto, com base na proposta da pensadora Shoshana Felman: para ela, a “coisa literária”, assim como a loucura, está definida como uma resistência à interpretação; sendo ambas regidas por “aquilo mesmo que as interdiz”, que as impede de significar de fato. Sendo assim, nossa tarefa de “ler” é a de fazer aparecer aquilo que barra o texto literário, seu sentido interrompido, sua irredutibilidade. Mobilizamos tal perspectiva a fim de analisar como a loucura da palavra caracteriza o poema de Ana Cristina Cesar. Entendemos que “na outra noite no meio-fio” (1979) pode ser caracterizado pela constante “escrita de rupturas e inscrição de repetições”, como já descrito por Felman a respeito do discurso literário da modernidade. Trata-se de um poema-prosa desafiador, caótico no modo em que resiste a uma leitura orientada ao sentido, sendo um excelente exemplar da relação defendida por Felman entre a coisa literária e a loucura. Compreendemos ainda que, ao delirar as fronteiras do código linguístico, num jogo de cenas desviadas e de figuras retomadas, o texto demonstra a força que a palavra poética exerce ao repelir as amarras da interpretação. Nossa leitura deslizante nos possibilita explorar a força de um texto literário, sem buscar para ele o paralisamento de um sentido final. Este trabalho foi realizado com o apoio do CNPq.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-01-01
Cómo citar
Celeste Barreto Rocha, H., & Ottoni Bylaardt, C. (2021). LITERATURA, LOUCURA E MODERNIDADE: UMA PROSA POÉTICA DE ANA CRISTINA CESAR. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1439. Recuperado a partir de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74562
Número
Sección
XL Encontro de Iniciação Científica
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.