TECENDO REDES COGNITIVAS DA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO COM AVALIAÇÃO E CURRÍCULO
Resumo
Para muitos a matemática desde o começo de seu ensinamento é tida como uma área de conhecimento bastante complexa, de difícil absorção e compreensão. Consequentemente, relacionar o que se aprende com o que se ensina tem sido um desafio para muitos professores. A formação docente levanta diversas questões, de caráter epistemológico, didático e conceitual. Partimos da hipótese que a docência de matemática no ensino fundamental segue como um conteúdo de difícil aprendizagem. Assim, esse trabalho se debruça sobre a temática da formação do professor que leciona a matemática, e de modo geral, objetiva-se analisar a formação docente do professor de matemática que atua no ensino fundamental, com vistas à orientação pedagógica para a [re] construção dos conceitos matemáticos básicos. Para tanto, propõe-se o uso de recursos educacionais (analógico e digital) disponíveis. Como referencial teórico, tomamos como base as ideias de Borges Neto (Sequência Fedathi, 2013), Radford (Teoria da objetivação, 2020), e outros. O estudo visa uma pesquisa qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica para a construção de um referencial teórico sobre o tema "Tecendo redes cognitivas da formação matemática do pedagogo com avaliação e currículo", focando a abordagem na TO(Teoria da objetivação), além de discussões e reflexões levantadas pelos participantes do grupo G-Tercoa/CNPq, feitas por meio de encontros regulares via Google Meet. Face a essa abordagem foram discutidos, assuntos acerca da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem, destacando a formação do professor sob um olhar reflexivo, percebendo suas maiores dificuldades no desenvolvimento cognitivo para o ensino de matemática. Considera-se as reflexões pertinentes, pois aponta a identificação dos conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que envolvem o Ensino Fundamental. Todavia, a passos lentos está acontecendo um processo de mitigação via práticas colaborativas para a compreensão da matemática.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Fernando Alves da Silva, L., Felipe da Costa Monteiro, L., Marcelo Araújo Bezerra, A., Araújo de Freitas, I., & Jose Costa dos Santos, M. (2021). TECENDO REDES COGNITIVAS DA FORMAÇÃO MATEMÁTICA DO PEDAGOGO COM AVALIAÇÃO E CURRÍCULO. Encontros Universitários Da UFC, 6(2), 1771. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/74894
Edição
Seção
XL Encontro de Iniciação Científica
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.