CURSO DE EXTENSÃO COMO DISPOSITIVO: PRODUZINDO DESLOCAMENTOS NO ÂMBITO DA INCLUSÃO ESCOLAR
Resumo
Este trabalho está articulado ao projeto de pesquisa de doutorado em Psicologia intitulado “O laudo como dispositivo de inclusão/exclusão: cartografando práticas”. Com a temática da pesquisa, portanto, relacionada à inclusão escolar, na vigência da disciplina de Estágio em docência, a doutoranda facilitou um curso de extensão direcionado a educadores da Rede municipal de Fortaleza denominado “Formação em Educação Inclusiva: revisitando conceitos, refletindo sobre nossas práticas, construindo ações”, que tinha como objetivo fomentar o desenvolvimento de práticas educativas ancoradas em uma postura crítica e reflexiva sobre a inclusão escolar. Além disso, objetivava constituir uma etapa preliminar da pesquisa pelo contato inicial com o campo - escolas públicas da rede municipal de Fortaleza - lócus da pesquisa-intervenção a ser desenvolvida posteriormente. O curso teve início em março de 2020, mas foi suspenso devido à pandemia, sendo retomado 5 meses depois por meio da plataforma google meet. A aproximação com as experiências de cada educador no que diz respeito à inclusão escolar propiciou que o ambiente do curso se transformasse em um dispositivo de compartilhamento dos enfrentamentos e potencialidades que compõem o cotidiano escolar. As principais questões que emergiram, constituindo uma categoria denominada “desafios da inclusão”, desafios estes que foram potencializados na pandemia, circularam em torno de 3 eixos principais: A formação do educador para a inclusão; dificuldades do cotidiano da sala de aula regular, os estigmas e estereótipos que geram exclusão das pessoas com deficiência. O curso operou como um dispositivo na medida em que novos discursos puderam ser produzidos, constituindo também outras possibilidades de se pensar e fazer a inclusão na escola.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Queiroz Fontenele, L., Emanuelle Santiago da Silva, S., & Lobo Miranda, L. (2021). CURSO DE EXTENSÃO COMO DISPOSITIVO: PRODUZINDO DESLOCAMENTOS NO ÂMBITO DA INCLUSÃO ESCOLAR. Encontros Universitários Da UFC, 6(3), 2077. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/75200
Edição
Seção
XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.