ENSINAR A ENSINAR CANTO/ATRAVÉS DO CANTO - TÉCNICA E EXPRESSÃO VOCAL III PARA O LICENCIANDO EM MÚSICA
Resumo
O projeto “A voz na educação musical: apoio às disciplinas de técnica vocal do curso de Música da UFC – Campus Fortaleza” faz parte do Programa de Iniciação à Docência, vinculado à PROGRAD/UFC. Tal projeto está relacionado às atividades de monitoria das disciplinas de voz do curso de licenciatura em Música, entre elas: Técnica e Expressão Vocal I, II e III; Canto na música popular I-V, canto lírico e canto coral. Abordando a diversidade de culturas, estilos, técnicas e metodologias de ensino relacionada a voz para música. No auxílio remoto, além da manutenção de um Grupo de Estudos em Técnicas Vocais aberto à comunidade, as disciplinas recebem o apoio dos monitores durante os encontros síncronos, com a presença do docente responsável, e em horários extracurriculares para auxiliar os alunos. Nesses encontros há orientação das atividades propostas pela professora, discussão de conteúdos pertinentes às disciplinas e de interesse dos alunos e treinamento vocal. Este trabalho visa levantar algumas considerações sobre o auxílio dos alunos da disciplina de Técnica e Expressão Vocal III. Levando em consideração que essa disciplina fecha o ciclo de disciplinas obrigatórias para o currículo do licenciado em música sobre técnica vocal. Nela são visto propostas e possibilidades metodológicas de ensino de canto ou de música através do canto. Haja vista a formação de professores e educadores musicais ser o objetivo geral do curso, os alunos precisam se familiarizar com formas de se ensinar técnica vocal e música pela técnica vocal. Muitas vezes inseridos em escolas que possuem escassez de instrumentos e recursos, a voz se torna o instrumento musicalizador mais requisitado. Com isso, tornar-se apto a ministrar uma aula de música com a utilização da voz como instrumento, sendo a técnica vocal o objetivo ou não, é imprescindível para que os egressos do curso tenham múltiplas possibilidades de atuação. Incrementando também à formação dos monitores que auxiliam essa disciplina.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XXX Encontro de Iniciação à Docência
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.