MONITORIA ORIENTADA POR QUESTÕES: AVALIAÇÃO DOS ESTUDOS DIRIGIDOS E DAS REVISÕES ORIENTADAS POR QUESTÕES COMO TÉCNICAS DE ENSINO NAS MONITORIAS DO ENSINO SUPERIOR.

Autores/as

  • Pedro Lucas Grangeiro de SÁ Barreto Lima
  • Pedro Vinícius Nogueira da Silva
  • Camila Ferreira Roncari
  • Richard Boarato David

Resumen

No Programa de Iniciação à Docência (PID), se é importante que sejam realizadas atividades que conquistem o interesse dos estudantes, principalmente suprindo suas preocupações acadêmicas. Diante disso, ferramentas de ensino como "Estudo dirigido" e "Revisão orientada por questões" apresentam grande potencial benéfico, por permitirem com que o foco didático seja guiado pelo monitor e prepararem o aluno para resolução de questões-chave, ganhando sua adesão. Desse modo, esse estudo objetiva avaliar essas ferramentas na Monitoria em Fisiologia Humana, julgando a sua superioridade em relação às tradicionais. A metodologia utilizada consistiu inicialmente na realização de atividades com os métodos de ensino mencionados com as turmas dos cursos de Medicina, Enfermagem e Biotecnologia cursando o componente curricular Fisiologia Humana no semestre 2021.1. Seguiu-se a isso, a coleta de dados a partir de um questionário criado na plataforma Google Formulários contendo questionamentos objetivos, tipo Likert e subjetivos, todos voltados para a percepção dos alunos sobre as intervenções. Os resultados parciais compreenderam 15 respostas obtidas dos alunos dos cursos de Biotecnologia (4 respostas) e de Enfermagem (11 respostas) e indicaram que a maioria dos estudantes (93,3%) apresenta percepções muito positivas em relação a ambas as ferramentas, com preferência aos “Estudos dirigidos”. Na análise das questões subjetivas, houve uma predominância de menções que as ferramentas auxiliam no surgimento e no esclarecimento de dúvidas, assim como no enfoque do conteúdo didático. Embora o estudo esteja em andamento, os resultados parciais sugerem que as ferramentas de ensino estudadas (estudo dirigido e revisão orientada por questões) representam formas mais eficazes de realização de monitorias que o método tradicional, contribuindo fortemente para a experiência na graduação dos alunos assistidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2021-01-01

Número

Sección

XXX Encontro de Iniciação à Docência