O RESGATE E O ACOLHIMENTO DO DISCENTE “CARENTE” DE IDEIAS DE PESQUISA NA COMPOSIÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
Resumo
INTRODUÇÃO. As motivações se alinham das mais diversas, o ato de prolongar o início de edificar o trabalho de conclusão do curso (TCC). Uma delas é a sensação de abandono mesmo diante da existência de disciplinas, as quais vistas meramente para cumprir créditos. QUESTÃO NORTEADORA. Assim a questão levantada foi: como resgatar e acolher o aluno carente de ideias de pesquisa? OBJETIVO DA INVESTIGAÇÃO. O estudo em tela propôs resgatar e acolher o aluno sem um rumo do que desenvolver em sua atividade final do curso de graduação na Universidade Federal do Ceará (UFC). APORTE TEÓRICO PRINCIPAL. Conforme Marchand (1985),todo exame das interações afetivas do mestre e do aluno se revela que a vida do “par educativo” está submetida à iniciativa preponderante do professor. É ele que anima a relação, que lhe imprime caracteres particulares, que suscita as reações do aluno pela simples presença e pela atitude que adota desde o inicio. TRILHA METODOLÓGICA ADOTADA. Por meio de contatos entre o corpo discente procedeu-se a identificação de 5 indivíduos. Em seguida, proporcionou uma aproximação via contato virtual. Na coleta inicial do discurso, as conversas seguintes recorreram a uma “tempestade de ideias” de forma a atiçar o senso cognitivo do indivíduo e reconectar os passos de uma ideia possível. Mediante esses contatos via mensagem de textos, áudios e imagem de aplicativos, se adotou a análise de conteúdo. A validação se configurou por meio de retorno às fontes. A trajetória temporal cobriu os meses de maio a primeira quinzena de agosto de 2021. RESULTADOS PRELIMINARES. Os 5 indivíduos perfilaram disposição em pôr “mão na massa”. 1 defendeu no formato de monografia. Os demais avançam na escrita. REFLEXÃO FINAL. O contato “tet-a-tet” e o escutar se conformam no resgate do estímulo no renascer de uma provocação intelectual.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
XI Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.