ANÁLISE DA ADEQUABILIDADE AOS LIMITES DE GASTO COM PESSOAL PARA OS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA
Resumo
O Estado necessita reunir recursos necessários para financiar políticas públicas de retorno à sociedade. Além da aquisição das receitas, ele necessita controlar seus gastos, tanto para equilibrar a relação recursos-dispêndios, como para gerenciar o nível de endividamento, onde entre esses gastos surge a despesa com pessoal, a qual possui limitação estabelecida pela LRF. Nesse sentido, este trabalho busca analisar a conformidade dos municípios da RMF aos limites de gasto com pessoal. Esta é uma pesquisa descritiva e quantitativa. A amostra compreende 19 cidades, de 2015 a 2020, totalizando 114 observações. A análise utiliza-se da estatística descritiva e da correlação de Spearman. Os achados indicam que a média da despesa com pessoal foi de 232 milhões, com um alto desvio-padrão (1,3 bilhão). Quando se analisa a razão desta despesa com a RCL, aqui o resultado é denominado por GP, observa-se que, em média, 53% da RCL foi comprometida com pessoal, não havendo grande variabilidade (desvio-padrão de 0,08). A cidade com maior GP foi Trairi, em 2019 (97%), sendo Pindoretama, em 2020, a com o menor (36%). O ano de 2017 foi o de maior média de GP (54%), já o menor foi o de 2020 (52%). A correlação sugere que a receita de transferência recebida, a população, o IDH e o fato de a cidade ser a principal se relacionam inversamente com o GP. Conclui-se que a maioria dos municípios (63%) estão aderentes aos limites impostos pela LRF para este tipo de gasto. Há sugestão de outros possíveis fatores impactados nesse gasto. Além disso, se propõe avanço na análise eliminando o efeito da cidade principal e comparando com o resultado atual, além da plotagem de mapa de calor. Acredita-se que a pesquisa contribua na compreensão das características que levam uma cidade a optar ou não pela expansão desse tipo de despesa.Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
ANÁLISE DA ADEQUABILIDADE AOS LIMITES DE GASTO COM PESSOAL PARA OS MUNICÍPIOS DA REGIÃO METROPOLITANA DE FORTALEZA. (2021). Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4599. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77683