CAPACITAÇÃO EM PRODUÇÃO DE PODCAST: A IMPORTÂNCIA DO PODCAST PARA OS PETS NA DIFUSÃO DE CONHECIMENTO
Resumo
Em decorrência da suspensão das atividades presenciais devido à pandemia da COVID-19, foi necessário que as atividades fossem adaptadas e até reinventadas no meio acadêmico, incluindo as atividades dos grupos PET, recorrendo às produções midiáticas. O podcast surgiu como uma alternativa para ampliar a divulgação de conteúdo acadêmico, por ser um meio de comunicação que tem se tornado popular nos últimos anos. Tendo isso em vista, o PET-Agronomia em parceria com o grupo PET Comunicação Social, promoveram no XIX EncePET uma capacitação acerca das ferramentas necessárias para se produzir um podcast e sua importância para a democratização do conhecimento. A capacitação objetivou apresentar os conceitos gerais do podcast, desde o processo de produção, roteirização, até as instruções de uso de programas de gravação, edição e divulgação nas plataformas digitais. Também foi abordado tópicos sobre como lidar com os desafios da produção de podcasts durante a pandemia e a sua importância dentro de um grupo PET, levando em consideração que estes grupos trabalham com a produção de muitos conteúdos. A atividade disponibilizou quarenta vagas para os petianos inscritos. Todas as vagas foram preenchidas e a capacitação ocorreu de forma síncrona (ao vivo), pela plataforma Google Meet, com duração total de duas horas. O seguimento da capacitação contou com apresentação de material didático com as informações relevantes sobre cada tópico abordado e, em seguida, foram feitas algumas demonstrações de edição de áudio e também foi disponibilizado um conteúdo de apoio para os participantes. O material utilizado foi disponibilizado para todos os inscritos para consultas posteriores. Houveram muitos feedbacks positivos ao final da capacitação. Assim, pode-se concluir que a parceria entre os grupos PET-Agronomia e PET Comunicação Social da UFC permitiram que outros grupos PET do Ceará tivessem acesso a mais uma alternativa de produção de conteúdo para propagação de conhecimento.Downloads
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Vanessa Gomes de Lima, K., Levinsk Alves de Sousa, L., César Castro Palhano, L., Guilherme de Sousa Silva, A., & Oliveira Mesquita, R. (2021). CAPACITAÇÃO EM PRODUÇÃO DE PODCAST: A IMPORTÂNCIA DO PODCAST PARA OS PETS NA DIFUSÃO DE CONHECIMENTO. Encontros Universitários Da UFC, 6(9), 4622. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/77706
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.