PROJETO CIENTÍFICAS DIRECIONADAS PARA A PROVA DE RESIDÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Resumo
INTRODUÇÃO: Durante a graduação o estudante de medicina recebe pressão e cobrança para se dedicar e estar preparado para as provas de residência, as quais dão acesso à especialização. Tais provas cobram conhecimentos clínicos em diversas áreas que são abordados durante todo o curso. O estudo constante e treinamento são primordiais para conseguir a aprovação. Diante de todo esse contexto, notou-se a importância de proporcionar um momento direcionado para auxiliar nessa preparação. OBJETIVOS: Proporcionar aos alunos momentos de discussões acerca dos temas abordados nas provas de residência. Estimular um pensamento clínico mais direcionado para as provas de residência. Auxiliar na preparação e estudo para as provas. METODOLOGIA: Foram realizados durante o semestre 3 encontros, dentro do nosso projeto de científicas, em que dois petianos traziam questões de provas antigas de residência que abordavam um tema específico e, assim, estimulavam os presentes que discutissem a fim de encontrar a resposta. Após esse momento, era apresentada a resposta correta e feito uma explanação sobre o tema, sanando as dúvidas. Foi enviado um formulário onde os participantes puderam dar sua opinião sobre a atividade. RESULTADOS: A participação dos petianos e demais alunos foi primordial para a realização da atividade, obtendo uma média de 12 participantes por encontro. Notou-se que a discussão feita pelos próprios participantes já gerava bastante conhecimento e os apresentadores apenas complementavam as informações, mostrando que o engajamento é um dos principais pontos que a atividade proporcionou. Os formulários finais receberam uma média de 6 respostas, todas classificando os encontros como ótimos. CONCLUSÃO: É destacável o papel engajador que a atividade desenvolveu durante as científicas, sendo um ponto de destaque em um momento de atividades a distância, ademmais, a discussão proporcionadas pelas questões abordadas agregou bastante conhecimento aos presentes. Apoio: MEC/SeSu.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Edição
Seção
VIII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.