Campanha de Doação de Sangue virtual durante a pandemia de COVID-19: conscientização e esclarecimento
Resumo
A doação de sangue é indispensável ao tratamento de doenças, de traumas e de pessoas que necessitam de cirurgias. Com a pandemia do Sars-Cov-2 e o isolamento social, o hemocentro do Ceará registrou, em julho de 2020, quedas nas doações em torno de 15%. Para que as reservas se mantivessem adequadas, foi necessária a intensificação de campanhas nas redes sociais sobre a necessidade das doações, enfatizando a segurança do processo de doação mesmo diante da pandemia. Sendo assim, este trabalho é um relato de experiência sobre a elaboração dessas ações que buscam incentivar a doação de sangue e auxiliar na manutenção dos serviços dos hemocentros, mesmo que de forma indireta e virtual. O objetivo foi promover a conscientização, trazer esclarecimentos sobre a doação de sangue e contribuir para o aumento dos estoques neste período de pandemia. A ação foi realizada entre agosto de 2020 e outubro de 2020, em que semanalmente uma postagem sobre a temática era publicada nas redes sociais do PET Medicina UFC-Sobral. Diversos assuntos foram abordados, desde a importância da doação de sangue, os requisitos para ser um doador, a forma como a coleta de sangue está acontecendo nesse período atípico até as dúvidas mais frequentes sobre o assunto. A atividade foi bastante produtiva, visto que há uma grande necessidade de estímulo para sensibilizar novos doadores. Alguns estudos indicam que a ausência e a irregularidade de informações acerca das etapas do processo de doação de sangue são os maiores entraves para a amplificação do processo. Nesse âmbito, as ações de marketing digital são estratégias eficazes para publicação de informações corretas sobre o processo de doação. As ações nas mídias digitais foram essenciais para a informação e o esclarecimento de dúvidas frequentes acerca do processo de doação. Além disso, tal atividade se tornou mais uma ferramenta de incentivo à doação de sangue, principalmente no período pandêmico, atuando positivamente na captação de doadores de sangue.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2021-01-01
Como Citar
Lia Ponte de Melo, I., Flávia Alves de Freitas, Tatiana de Sá Roque, Graciele Gomes Sousa, Ana Caroline Bento da Silva, S., & Cavalcante Muniz Lira, R. (2021). Campanha de Doação de Sangue virtual durante a pandemia de COVID-19: conscientização e esclarecimento. Encontros Universitários Da UFC, 5(18), 267. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/79636
Edição
Seção
VII Encontro de Programas de Educação Tutorial
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.