BIOMECÂNICA: ROMPENDO BARREIRAS FÍSICAS.
Resumo
A disciplina Biomecânica no curso de educação física do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES) gera grande apreensão por parte dos alunos pois aborda aspectos da biofísica aplicada ao movimento humano, que não são conteúdos habituais até o sétimo semestre. Assim, foi criado um projeto que visa diminuir esse estigma através da iniciação acadêmica nessa disciplina auxiliando indiretamente na redução da evasão no curso. Desta forma, o projeto teve como objetivo levar, por meio de aulas práticas, informações e conhecimentos sobre a Biomecânica ao maior número de alunos possível e, assim, proporcionar aos alunos recém ingressos no IEFES maior engajamento e interesse pelo tema e pelo curso. Assim, as ações tinham o intuito de levar aos alunos para conhecer a biomecânica, além de desmistificar a crença imposta de ser uma área difícil. O planejamento ocorreu previamente entre bolsistas e docente da disciplina e posteriormente as ações foram de receber alunos dos períodos iniciais no laboratório, marcar visitas de alunos interessados, reuniões semanais no laboratório e a produção de conteúdo nas redes sociais, englobando a aplicação da Biomecânica no cotidiano e a prática da análise de força e potência por diversos métodos. Desse modo, a proposta foi se consolidando uma vez que a adesão dos alunos nas reuniões foi crescente. O número de seguidores nos últimos 4 meses aumentou em 10,2%, a página alcançou 7229 contas e o aumento no engajamento de 86,2%. Nos últimos 30 dias as postagens chegaram a 1528 contas alcançadas, e que atinge alunos de outras disciplinas, havendo relatos da participação de ex-alunos e até mesmo de outras IES. Essas ações foram cruciais para a efetivação do projeto, ampliando os conhecimentos acerca da biomecânica e rompendo barreiras para além dele, compartilhando saberes com o público de interesse. Desse modo, concluímos que é uma ação foi positiva para a comunidade acadêmica e gerou conhecimento e visibilidade para o IEFES.Downloads
Publicado
2022-01-01
Como Citar
Lima de Oliveira, M., Santos Alves, K., & Luiz Banja Fernandes, T. (2022). BIOMECÂNICA: ROMPENDO BARREIRAS FÍSICAS. Encontros Universitários Da UFC, 7(11), 1515. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86275
Edição
Seção
XII Encontro de Bolsistas de Apoio a Projetos da Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.