USO DO TWITTER COMO ESTRATÉGIA DE VISIBILIDADE PARA A SAÚDE DO IDOSO – RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Raissa Almeida da Silva
  • Julia de Almeida Luna
  • Gabriela Floriano da Silva Tavares
  • Maria Ariane Cipriano de Oliveira
  • Charlys Barbosa Nogueira

Resumo

Introdução: O Twitter é uma rede social na qual os usuários publicam textos curtos com conteúdos variados, sendo objetivos e de fácil compreensão. A popularização das “threads", termo usado na internet para se referir a publicações em sequência que tratam do mesmo tema, levou a Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia (LAGG CE) a utilizar essa plataforma para levar maior alcance a temas relacionados à saúde do idoso. Objetivo: O objeto deste trabalho é relatar a experiência da utilização do Twitter para a promoção de informações sobre a saúde do idoso por membros do projeto de extensão “Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia” (LAGG CE) Metodologia: Trata-se de um relato de experiência sobre a utilização do Twitter, iniciado em maio de 2022, como meio de divulgação de assuntos relacionados à saúde do idoso. As postagens na rede social foram feitas semanalmente e os temas abordados nas publicações foram escolhidos baseando-se em datas relevantes para os idosos e para a saúde. Após pesquisar sobre a temática, as autoras sintetizavam o conteúdo e produziam publicações de rápida leitura, de modo a atrair o público e levar informações relevantes e de qualidade, afetando positivamente a saúde das pessoas. Resultados: Foram postados ao todo 42 tweets, com uma média de 50,1 impressões, ou seja, o número de vezes que esse tweet foi visualizado, por publicação. Os temas abordados foram: Curiosidades sobre a terceira idade, cuidados para melhorar a saúde dos idosos, LGBTQIA + na velhice, conscientização da violência contra os idosos e como as áreas de atuação dos ligantes podem ajudar os idosos a melhorar a sua saúde e qualidade de vida. Conclusão: Dessa forma, o aplicativo Twitter possibilitou a divulgação rápida e fácil de informações referentes à saúde do idoso, possibilitando, assim, uma educação em saúde que auxilie tanto o grupo exposto, quanto os familiares e profissionais especializados nessa área.

Downloads

Publicado

2022-01-01

Como Citar

Almeida da Silva, R., de Almeida Luna, J., Floriano da Silva Tavares, G., Ariane Cipriano de Oliveira, M., & Barbosa Nogueira, C. (2022). USO DO TWITTER COMO ESTRATÉGIA DE VISIBILIDADE PARA A SAÚDE DO IDOSO – RELATO DE EXPERIÊNCIA. Encontros Universitários Da UFC, 7(13), 1780. Recuperado de https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86547

Edição

Seção

XV Encontro de Experiências Estudantis