A COMUNIDADE PLANEJA A CIDADE? ESTRATÉGIAS DE PLANEJAMENTO URBANO PARTICIPATIVO DA REDE DE DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL DO GRANDE BOM JARDIM (REDE DLIS)
Abstract
Este estudo tem por objetivo avaliar as motivações pelos quais movimentos populares se mantêm organizados e atuantes em seus territórios tomando como tema a participação popular no que tange a inserção de coletivos nas políticas de planejamento urbano. Para isto, faz-se um estudo de caso do Rede de Desenvolvimento Local Integrado e Sustentável do Grande Bom Jardim (Rede DLIS). Com origem em 2003 e localizada no território do Grande Bom Jardim, possui uma trajetória longeva em comparação a experiencias semelhantes sendo um grupo composto por coletivos com ações centradas em seu próprio território por meio de avaliação e acompanhamento de agendas de lutas das próprias entidades que a compõem, além de pautas gerais da cidade. As ações da Rede DLIS são desenvolvidas em comitês e grupos de trabalhos contínuos, tendo as reuniões mensais enquanto momentos que apresentam informativos e mobilizam as ações da rede e dos grupos. Considerando a organização do grupo, busca-se apreender a organização institucional da Rede DLIS e dos membros que a compõem; compreender como se representam e se percebem enquanto grupo; escrutinar motivações e narrativas mobilizadas de engajamento e ação enquanto grupo, além de avaliar como o grupo articula as práticas e estratégias de planejamento urbano. Para tanto, usa-se como instrumentos metodológicos o questionário, a observação e as entrevistas. Nesse sentido, reuniões e encontros da Rede DLIS serão analisados por meio da observação dos encontros mensais aos sábados, enquanto o uso de entrevistas e de questionários permitirá uma análise mais aprofundada dos atores – a aplicação de questionário também servirá para ter um diagnóstico do grupo.Published
2022-01-01
Issue
Section
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
How to Cite
A COMUNIDADE PLANEJA A CIDADE? ESTRATÉGIAS DE PLANEJAMENTO URBANO PARTICIPATIVO DA REDE DE DESENVOLVIMENTO LOCAL INTEGRADO E SUSTENTÁVEL DO GRANDE BOM JARDIM (REDE DLIS). (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1796. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86564