A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO NA CIDADE
Resumo
Introdução: A produção do espaço público permeia várias áreas e muitos setores de atuação podem interferir para que esse espaço cumpra sua função social. Vale questionar e se aprofundar também no seu sentido reverso: o que impede essa produção e por quais motivações? O produto dessa discussão acaba contribuindo, ou é contribuído, pela produção do espaço urbano como um todo, pela/para a produção da cidade. Objetivos: Discutir acerca da produção do espaço público, trabalhando questões de direito à cidade e os contrastes na ocupações dos espaços públicos e privados. Metodologia: A abordagem da pesquisa será de cunho qualitativo, quanto aos objetivos, e aos procedimentos, será por meio de um levantamento bibliográfico. Resultados: Os espaços privados cobram de seus usuários uma cota, há uma nota de corte para acessar determinados ambientes. Para morar em algum condomínio, por exemplo, o morador tem que ter o mínimo de renda que o possibilite pagar a sua taxa mensal. Nesse condomínio moram pessoas que ganham parecido. É um amontoado de iguais. Pra frequentar espaços de lazer privativos a lógica é a mesma, o público alvo tem que ter o mínimo, que vai possibilitá-lo acessar aquele espaço. A exclusividade existe a partir da exclusão. A problemática maior dessa discussão é a tendência de uma estratificação também no meio público, pois quando utilizado por pessoas abastadas é visto como espaço de lazer, modo de vida saudável, porém, quando ocupado por pessoas de classes econômicas mais baixas é sinônimo de vigilância e repressão. O capital simbólico é cobrado para a permanência de pessoas nesse espaço. Conclusão: Mesmo a cidade sendo constituída por relações entre pessoas e pelo compartilhamento de espaços comuns, constata-se um empobrecimento crescente desses aspectos urbanos. Isso faz com que as pessoas tendam a usar o espaço público apenas como meio de passagem, como ponte entre dois espaços segregados e muitas vezes privados. // Agradeço à FUNCAP pelo fomento à pesquisa.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO NA CIDADE. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1797. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86565