A EDUCAÇÃO POLICIAL BRASILEIRA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE ADORNO
Resumo
Não obstante todo o avanço tecnológico atual, observamos o aprofundamento das desigualdades sociais, especialmente nos países de capitalismo tardio, nos quais a violência social e o crime grassam. No Brasil das ultimas décadas, as mortes violentas atingiram índices alarmantes, agravando a sensação de insegurança social. Reflexo desse cenário, entre os anos de 2013 e 2021 foram registradas no Brasil mais de quarenta e três mil vítimas da letalidade policial. Diante desses números, que contrastam fortemente com a ideia de uma polícia garantidora dos direitos humanos, a educação policial - compreendida como a prática social desenvolvida nas academias de polícia e assimilada em processo de endoculturação - emerge nas discussões contemporâneas, sendo essencial refletir para onde o esforço formativo deve guiar a Segurança Pública brasileira. Partindo dessa questão esse ensaio tem como objetivo refletir sobre a formação dos profissionais do sistema de Segurança Pública em seu sentido de base geral, verificando, a partir do pensamento do filósofo Theodor Adorno, sobre a formação humana, a desbarbarização, e a identificação dos policiais com a defesa da dignidade da pessoa humana. A pesquisa é de natureza bibliográfica, utilizando o método dialético. Em nossos resultados parciais verificamos que, para a desbarbarização do ethos policial, além de incluir componentes curriculares de matriz humanística em seus currículos, deve haver espaço nas academias de polícia para que o policial possa refletir e desenvolver o senso crítico para que assim possa tomar decisões de forma autônoma. Concluímos afirmando, em consonância com o pensamento adorniano, que é uma questão de sobrevivência fazer com que a educação policial direcione a formação dos agentes da lei para a aversão a todas as formas regressivas de violência física e desconectadas de fins humanos. Esse trabalho é parte do Grupo de Pesquisa Ontologia do Ser Social, Ética e Formação Humana.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
A EDUCAÇÃO POLICIAL BRASILEIRA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DO PENSAMENTO DE ADORNO. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(14), 1804. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/86572