PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO INTERNATO EM SAÚDE MENTAL DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFC QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DURANTE O APOIO MATRICIAL EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE.
Resumo
Introdução: O Apoio matricial (AP) é uma estratégia na qual uma equipe de saúde mental fornece suporte a equipes de saúde da família a fim de ampliar o campo de atuação e qualificar as ações na área de saúde mental, funcionando também como agente de educação permanente. Assim, o AP foi incluído no Internato em Saúde Mental (ISM) da Universidade Federal do Ceará no Projeto Pedagógico (PPD) de 2018.1. Objetivos: Avaliar a percepção dos internos sobre o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades (DCH) para a atividade médica, na área de saúde mental durante o AP. Metodologia: Foi enviado um questionário online para os internos que passaram pelo ISM, perguntando o quanto consideravam que a experiência no AP contribuiu para o DCH propostos pela disciplina. Resultados: Dos 22 estudantes que concluíram o ISM, 8 não passaram pelo AP e 5 responderam ao questionário. Em relação ao DCH, em uma escala de 0 a 4 (0 - nada e 4 - muito), todos marcaram 3 ou 4 em 6 dos 10 objetivos avaliados. A resposta "4" foi unânime no objetivo "Compreender quais pacientes devem ser acompanhados em cada nível de atenção no sistema de saúde". Já nos outros tópicos, as respostas variaram entre 1 e 4, sendo eles: "Redigir um relato clínico e descrever tecnicamente os achados da avaliação a outros profissionais" (mediana=3), "Aplicar critérios de indicação para apoio matricial em saúde mental" (mediana=3) e "Participar de planos de intervenção compartilhados por meio do trabalho colaborativo em equipes de saúde" (mediana=3). Todos consideraram a experiência importante e válida para o ISM. Conclusão: Apesar da experiência no AP ter sido avaliada de forma diversa pelos estudantes, as respostas indicam que a maioria considera ter adquirido os conhecimentos e habilidades previstos. Além disso, é importante destacar que parte significativa dos estudantes não participou do AP, demonstrando a necessidade de reorganização dos rodízios do ISM a fim de que todos tenham oportunidade dessa experiência.Publicado
2022-01-01
Edição
Seção
XXXI Encontro de Extensão
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Como Citar
PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO INTERNATO EM SAÚDE MENTAL DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFC QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DURANTE O APOIO MATRICIAL EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA DE SAÚDE. (2022). Encontros Universitários Da UFC, 7(16), 3033. https://periodicos.ufc.br/eu/article/view/87294