FLASHCARDS COMO AUXÍLIO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Lucas Moreira de Araujo
  • Khalil Fernandes Viana
  • Maria Arianny Sousa de Oliveira
  • Renata Ferreira de Carvalho Leitão
  • Karuza Maria Alves Pereira

Resumo

Um flashcard tradicional consiste em um papel pautado onde são anotados pontos importantes para a memorização de conteúdo. Já a utilização com viés educacional é proposta de diversas formas, uma delas consiste em um questionamento em uma das faces do papel e, na outra, a resposta. Uma questão fundamental para o aprendizado consiste em evitar o esquecimento, o qual pode acontecer de forma progressiva, denominada Curva do Esquecimento. Nessa perspectiva, o presente trabalho relata a experiência do monitor com o uso do flashcard nas atividades de monitoria de Histologia e Embriologia humana. Assim, foram produzidos flashcards sobre 1ª, 2ª e 3ª semanas do desenvolvimento embrionário, os quais o monitor já tinha experiência com essa ferramenta como aluno em outras disciplinas. Para isso, foram ressaltados pontos chaves na produção como: objetividade do conteúdo, abordagem de dúvidas comuns de turmas passadas e um sequenciamento lógico e simples das informações do conteúdo. Nas monitorias de 1ª, 2ª e 3ª semanas utilizou-se os flashcards com os alunos da disciplina de Histologia e Embriologia humana do curso de Odontologia da Universidade Federal do Ceará. O rendimento, adesão e receptividade dos alunos aos flashcards foram observados, a fim de avaliar a experiência do uso desses no processo de aprendizagem dos discentes. Os resultados obtidos pela experiência do monitor indicam que a utilização dos flashcards se mostrou uma boa estratégia de aprendizagem, uma vez que, mais da metade dos discentes compareceram às atividades, bem como mostravam-se interessados, pois facilitava a compreensão do assunto. A interação entre monitor e discente foi expressiva comparada às outras modalidades de monitoria; e se instituiu como um material prático e de fácil acesso pelos discentes. Por fim, conclui-se que, na experiência do monitor, o contato com os flashcards se constitui numa ótima ferramenta complementar no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-01-01

Edição

Seção

XXXI Encontro de Iniciação à Docência